Acesse nossas Mídias

Notícias

Praia do Sossego recebe certificação internacional Bandeira Azul

Praia do Sossego recebe certificação internacional Bandeira Azul

Compartilhe

Prêmio é dedicado à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. Local recebeu intervenções da Prefeitura de Niterói para restauração ecológica e manejo do ecossistema.

O certificado internacional Bandeira Azul é um programa credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e pela Unesco. É uma espécie de passaporte que certifica que o local está entre os melhores com a garantia de um símbolo de qualidade, beleza e preservação ambiental.

“Essa é a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo! A Bandeira Azul é o reconhecimento de que uma das mais belas áreas de Niterói também tem gestão ambiental e possui o selo dentre as melhores do Brasil. Isso é uma forma de atrair o turismo, sobretudo na retomada econômica. Queremos promover o turismo consciente e sustentável e seguimos trabalhando para adequar cada vez mais o manejo da região para garantir que a Praia do Sossego siga sempre preservada”, comemorou o prefeito Axel Grael.

No Brasil, o certificado para a Bandeira Azul é conferido aos candidatos pelo Instituto Ambiente em Rede, uma Organização Não Governamental que, entre outros objetivos, busca preservar ecossistemas naturais, sítios de valor histórico e cultural ameaçados, conservar ecossistemas naturais e promover modelos de uso sustentável com educação ambiental, podendo promover o desenvolvimento de turismo sustentável em áreas e marinhas incentivando os locais a alcançarem padrão de qualidade.

Para se qualificar para o Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

O principal objetivo do Programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos.

“O hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Sossego colocará Niterói em destaque na rota do Ecoturismo Internacional. Não poupamos esforços para a conquista desse prêmio. Já estávamos realizando um trabalho de restauração ecológica de parte da unidade de conservação, com paisagismo no entorno dos caminhos num projeto totalmente voltado para a manutenção ecológica, antes mesmo da candidatura à premiação. Também instalamos placas educativas sobre o bioma local. É um legado que vamos manter para as futuras gerações”, explica o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?