Categorias
NOVIDADES

Policlínica Regional vai orientar niteroienses sobre autocuidados com a diabetes

A Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, unidade integrante da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em São Lourenço, em Niterói, começa a promover, no mês de setembro, encontros com grupos portadores do Diabetes Mellitus, no sentido de orientá-los para o autocuidado. O evento acontecerá sempre a partir da segunda e até a última quarta-feira de cada mês para os pacientes que já participam do Programa Hiperdia da unidade. Serão grupos de 10 pessoas a cada mês.

Várias atividades práticas serão realizadas nesses encontros, como prevenção de acidentes com os pés, dinâmicas visando à mudança para hábitos mais saudáveis, além da entrega de uma cartilha com informações e orientações. Todas as atividades reunirão um médico, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Cuidados especiais

O diabetes é uma doença, muitas vezes “silenciosa”, que pode provocar lesões e limitações funcionais em diversos órgãos, incapacidades e até mesmo mutilações, principalmente dos pés. A má circulação nessa região do corpo e o enfraquecimento da sua pele podem causar ferimentos que demoram a cicatrizar e reduzem a sensação de calor e pressão sobre os mesmos.

A orientação dos responsáveis pelos encontros é que os portadores de diabetes devem estar atentos a sinais como: calos, ferimentos, rachaduras, descamação e ressecamento na zona dos pés; frieza ou coloração azulada, dor, queimação ou formigamento constante nos membros inferiores. Outros cuidados importantes que os diabéticos devem ter, segundo os médicos, é evitar o estresse e fazer atividades físicas e de lazer.

O Programa Hiperdia vem sendo realizado há quase um ano, durante o período da tarde, em várias policlínicas municipais, com palestras sobre a hipertensão e diabetes com diversos profissionais.