Número de mortes em Niterói é maior do que o divulgado
A Prefeitura de Niterói revisou os números que vinha divulgando no SIGeo, sistema de informação da cidade sobre a covid. Segundo os dados atualizados, Niterói somou até ontem (27) 36.575 casos confirmados e 1.691 óbitos desde o início da pandemia. No boletim anterior, de segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde informava 1.250 mortes na cidade.
Há algumas semanas a Prefeitura deixou de publicar os boletins diários. A ação é feita em todo o estado, no Brasil e no mundo como padrão adotado pela comunidade científica internacional e a Organização Mundial da Saúde. O painel do SIGeo informa além do número de mortos um percentual de ocupação de leitos e UTIs do SUS, a evolução do indicador síntese (que atualmente está em 9,6 – risco Amarelo 2), o estágio de risco, o registro dos casos por data de notificação e dados sobre a vacinação.
O portal A Seguir: Niterói entrou em contato com a Prefeitura mas não teve retorno sobre a disparidade dos números. Em outros momentos a Prefeitura reconheceu que não inclui nas estatísticas mortes de moradores de outras cidades que estavam internados em hospitais de Niterói. O SIGeo atualizado ganhou uma nova aba na parte de óbitos descrita como “residentes de Niterói”.
A taxa de ocupação dos hospitais da rede pública de Niterói está em 60% dos leitos e 77% das vagas de UTI reservadas para pacientes com covid.
Fonte – A Seguir: Niterói
