Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Novo Centro Cultural na Zona Norte de Niterói

Foi publicado ontem (28), no Diário Oficial de Niterói, o decreto de desapropriação da casa número 263, na Alameda São Boaventura, que abrigará o Centro Cultural da Zona Norte. A previsão é que a inauguração do novo espaço aconteça em maio.

O primeiro centro cultural da Zona Norte da cidade funcionará em um espaço de 2.000 m² e oferecerá eventos culturais como exposições, danças, salas de oficinas e ensaios de grupos. Também está prevista a construção de um teatro no terreno nos fundos da casa, pensado como ambiente multiconfiguracional equipado com cadeiras móveis.

“Consideramos a cultura como um dos pilares para o desenvolvimento econômico e social do município e um novo espaço fora do eixo Centro-Sul reforça ainda mais nossos objetivos”, ressalta o Secretário Municipal das Culturas, Victor De Wolf.

O Imóvel:

O imponente casarão pertencia a Álvaro Mendes de Oliveira (1901-1994) e Olívia Ascensão Estevinha de Oliveira (1898-1958). “Seu Oliveira”, um abastado português conhecido no bairro por sua simplicidade apesar da riqueza, também construiu a maioria dos imóveis da rua lateral, chamada Nossa Senhora das Mercês, incluindo a fábrica da Bananada Regina que funcionava na esquina oposta. O casal teve três filhos, entre eles Maria de Lourdes Ascensão de Oliveira Motta que se casou com Oswaldo Motta (1920-2000), com quem teve três filhos. Oswaldo morreu em Portugal, onde vive uma parte da família, e nos últimos 20 anos a casa é objeto de uma batalha judicial travada entre os herdeiros. Durante esse tempo a propriedade esteve desocupada e disponível para aluguel, mas o alto valor solicitado – equivalente ao enorme imóvel – não atraiu locatários.