Acesse nossas Mídias

Notícias

Novas sepulturas são construídas em cemitérios de Niterói

Compartilhe

Foto: Agência O GLOBO

Segundo dados da Prefeitura de Niterói, no primeiro trimestre deste ano foram realizados 81 enterros a mais nos cemitérios públicos da cidade em relação ao mesmo período do ano passado (de 870 para 951). Para atender a alta demanda, algumas medidas foram tomadas como a construção de novas gavetas e a diminuição no prazo mínimo para abertura de jazigos e exumação dos restos mortais.

Os três cemitérios municipais (Maruí, no Barreto; São Lázaro, em Itaipu; e São Francisco Xavier, em Charitas) receberam um recente contrato de 302 gavetas e o Maruí terá a construção de mais 50 carneiros. No São Francisco estão sendo construídas 240 gavetas e também foi criado uma reforma de ampliação no São Lázaro.

De acordo com o novo decreto publicado, o prazo mínimo para abertura de jazigos e exumação dos restos mortais passará, enquanto durar a pandemia, de três anos para dois anos e nove meses. A prefeitura espera que a medida resulte na abertura de 750 vagas em três meses.

Segundo o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, os cemitérios municipais têm uma capacidade de sepultar 31 pessoas por dia: 15 no Maruí, oito no São Lázaro e oito no São Francisco:

“Criamos um setor de acolhimento para receber, orientar e encaminhar o cidadão de acordo com cada necessidade. Neste momento tão difícil para as famílias, podemos encaminhar os sepultamentos nos prazos legais (entre 24 e 72 horas após a solicitação). O objetivo é salvar vidas, mas não faltaram planejamento e ações para garantir o sepultamento digno, com as medidas de segurança necessária para funcionários e familiares”, afirma.

A Prefeitura informa que todas as capelas dos cemitérios estão fechadas, e os velórios estão sendo realizados na varanda, com uma urna lacrada, no caso de mortes com suspeita ou confirmação de covid-19, além de um limite de cinco pessoas próximas à urna e controle de acesso para evitar aglomerações.

Fonte: Jornal O GLOBO


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo