Acesse nossas Mídias

Notícias

Niterói tem mais de 16% da população vacinada contra a covid-19

Compartilhe

 Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A cidade de Niterói já conta com mais de 16% da população vacinada contra a covid-19, média quase duas vezes superior à do Estado do Rio de Janeiro (7,58%). O desempenho também é melhor que do País, que imunizou 9,46% dos brasileiros. Até ontem (5), mais de 85 mil pessoas já tinham recebido a primeira dose na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói vai apresentar, esta semana, uma atualização do calendário de vacinação para o período de 9 a 24 de abril.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, reforçou que existem duas formas de combater o avanço desta doença, que é a vacinação e o distanciamento social. Ele destacou, ainda, o diálogo da Prefeitura com os diferentes setores da economia da cidade:

“Temos acompanhado de perto e dialogado com diferentes setores da sociedade, porque entendemos e somos solidários com as dificuldades em função das restrições. Mas é fundamental, neste momento, para conseguirmos manter o controle dos números da covid-19 e evitar uma sobrecarga na rede de saúde. Nenhuma outra cidade está fazendo o que Niterói está fazendo, com a criação de programas de auxílios sociais e econômicos como o Renda Básica Temporária, a ajuda aos MEIs, o Busca Ativa, e o Empresa Cidadã, que está beneficiando cerca de 3 mil empresas da cidade. Precisamos da ajuda da população para que todos fiquem em casa e evitem aglomerações”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, informou que a taxa de ocupação para leitos exclusivos de UTI para Covid-19 na cidade está em torno de 90%, e em cerca de 80% de leitos clínicos para tratamento da doença, seja na rede pública ou privada. Para ele, o ritmo de vacinação acima da média do Estado e do Brasil mostra o compromisso da Prefeitura de Niterói com o esforço de imunização e esforço dos profissionais da atenção básica da rede de saúde do município.

Rodrigo Oliveira lembrou ainda que a Prefeitura de Niterói, em conjunto com as prefeituras de Maricá, do Rio e de Itaguaí, terá um novo calendário de vacinação que vai valer a partir de 26 de abril. Segundo o secretário, nos próximos dias Niterói vai divulgar o calendário que seguirá até 24 de abril, quando todos os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais de saúde deverão estar vacinados, para então, iniciar esta nova fase, de forma planejada de acordo com as doses recebidas pelo Ministério da Saúde.

“O momento é grave no País e no Estado do Rio de Janeiro, inspira preocupação e exige de nós, gestores públicos, decisões corretas, baseadas na ciência e, principalmente, na hora certa. Mas também exige um esforço extra da população de preservar, mesmo depois de um ano de combate à pandemia, e postura exemplar da sociedade de Niterói, um esforço maior nesse processo, nesse momento, saindo de casa quando só for muito necessário, ficando em casa sempre que possível, para que a gente consiga, ao reduzir a circulação de pessoas, reduzir também a taxa de transmissão do coronavírus. Esperamos que com as medidas restritivas, nas próximas semanas a gente consiga observar esta queda”, pontuou o secretário.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo