Notícias
Niterói recebe prêmio por avanço do saneamento na cidade
Cidade é a melhor do ranking do Estado e a quarta melhor do país
A 7ª edição do “Casos de Sucesso & ESG”, premiou Niterói pelo avanço do saneamento na cidade. O troféu foi entregue, nesta quarta-feira (09), em evento promovido pelo Instituto Trata Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas.
A cidade tem o quarto melhor saneamento básico do País e está no topo do ranking no Estado.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu o troféu e apresentou as iniciativas do município, que saltou 19 posições entre as cidades que mais investem em distribuição de água e tratamento de esgoto.
Durante o painel “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”, Axel Grael contou o histórico do trabalho em parceria com a Concessionária Águas de Niterói e ressaltou que, desde 2013, a Prefeitura de Niterói investe na ampliação de reservatórios de água na Região Oceânica e em Pendotiba, em novas adutoras e também em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com a inauguração e modernização das redes no Sapê, Caramujo e Jurujuba.
“A cidade conta, atualmente, com 100% de tratamento e abastecimento de água, cobertura de 95,55% no atendimento e 100% no tratamento de esgoto. Além dos esforços de ampliação e construção de novas estações de tratamento de esgoto, a Prefeitura de Niterói também vem fazendo, com o Projeto Ligado Na Rede, um trabalho de ligar à rede coletora e de tratamento de esgoto os imóveis de famílias de baixa renda”, disse o prefeito.
O prefeito Axel Grael frisou ainda que a infraestrutura dos serviços básicos é uma das prioridades do município, que também investe pesado em projetos inovadores como o Parque Orla Piratininga, que utiliza Soluções Baseadas na Natureza, as chamadas SBNs, como uma das ferramentas do processo de recuperação do sistema lagunar na Região Oceânica.
O diretor da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, destacou que o programa de abastecimento, redução de perdas e medição das comunidades e áreas irregulares que vem sendo desenvolvido na cidade é fundamental para os bons índices dos últimos anos.
“Os resultados que vemos hoje são uma consequência dos investimentos e da parceria entre a concessionária e o município. O contrato está chegando aos 24 anos, com mais de R$ 1 bilhão investidos na cidade. Nosso maior desafio está ligado à continuidade desses investimentos, o que só será possível com a continuidade desse trabalho conjunto”, disse.
O prêmio Casos de Sucesso & ESG é uma parceria do Instituto Trata Brasil com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ligado na Rede
O programa, implantado em 2021, consiste em identificar, conscientizar, notificar e, em último caso, autuar imóveis que não estejam ligados à rede de esgoto do município de Niterói.
O objetivo é garantir que todas as residências estejam ligadas ao sistema de coleta e tratamento para impedir o despejo irregular do esgoto nas águas pluviais e, ao invés de ir para os rios e lagoas, seguir diretamente para o descarte regular.
Menos 1,439 milhão de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser lançados mensalmente no sistema lagunar de Itaipu e Piratininga na primeira fase do segmento social do programa.