Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Niterói mais perto de ter bicicletas compartilhadas

A Prefeitura de Niterói, através do Programa Niterói de Bicicleta, publicou na última sexta-feira (30) o edital para a implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas na cidade. No edital ficou intitulada a autorização para implantação, operação e manutenção do sistema, como também criação de estações de bicicletas, bicicletas para aluguel e acompanhamento do sistema de operação e controle de uso (por período de cinco anos prorrogáveis por mais cinco) de acordo com as especificações mínimas estabelecidas no edital e seus anexos.

A abertura para as empresas interessadas será em 03 de outubro e após conclusão do processo licitatório a selecionada será contratada e apta para começar a implantação da rede de bicicletas compartilhadas. O Programa Niterói de Bicicleta prevê a implantação em três fases:

Primeira fase – Compreende um raio de cinco quilômetros a partir do centro da cidade. Esta fase engloba predominantemente parte da região das Praias da Baía e Centro, regiões que possuem as principais vias de acesso à cidade, além de maior concentração de infraestrutura de comércio, serviços e outras facilidades urbanas. Nestas regiões, o sistema será implantado de forma a consolidar uma rede densa de estações de bicicleta, que irão distar, em média, quatrocentos metros umas das outras.

Segunda e terceira fases – Contemplarão maior cobertura das regiões de Praias da Baía, e contemplará também a Região Oceânica. Entretanto, nesta região, as estações serão implantadas de forma um pouco menos densa.

Quarta fase – Contemplará predominantemente a Região Norte. O alcance desta fase pretende abranger a locomoção de usuários que venham de outras localidades fora do município, principalmente São Gonçalo, e de bairros menos centrais, através da intermodalidade da bicicleta com os outros meios de transporte existentes.

De acordo com o cronograma previsto no edital a fase 1 será implementada 150 dias após a assinatura do contrato, a fase 2 em 180 dias após a assinatura do contrato, a fase 3 em 210 dias após a assinatura do contrato e a fase 4 em 240 dias após a assinatura do contrato.