Acesse nossas Mídias

Notícias

Niterói ganha a segunda trilha acessível no Parque da Cidade

Niterói ganha a segunda trilha acessível no Parque da Cidade

Compartilhe

Pessoas cadeirantes e com dificuldade de locomoção têm mais uma opção de lazer ao ar livre em Niterói: a Trilha do Platô, na área do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), foi adaptada para passeios em uma cadeira de rodas especial, levada por voluntários e funcionários do parque.

A trilha integra o projeto EcoTur sem Barreiras. Em maio deste ano, a trilha do Bosque dos Eucaliptos, também na área do parque, se tornou acessível. Os passeios são gratuitos e acontecem duas vezes por mês, saindo do Centro de Visitantes do Parque da Cidade, em São Francisco. As inscrições podem ser feitas pelo site www.visit.niteroi.br/niteroiecotur.

O programa é realizado pela Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Acessibilidade e o Clube Niteroiense de Montanhismo. Os trilheiros que têm dificuldade de locomoção serão conduzidos pelas equipes na cadeira especial Juliette.

A trilha do Platô tem um grau de dificuldade um pouco maior que a trilha do Bosque dos Eucaliptos. O total do percurso (ida e volta) é de 3,26 km. A trilha está sendo preparada para ser totalmente acessível: além do uso da cadeira de rodas especial, o local receberá sinalização em Braile para leitura dos deficientes visuais e QR codes que, lidos pelo celular, darão acesso à um guia virtual narrado em libras, voltado para deficientes auditivos.

Moradora do Fonseca, Natália Braga tem 31 anos e nasceu com paralisia cerebral. Ela foi a primeira participante do passeio na trilha do Platô e sorria a cada curva e parada nos pontos de observação. Pai de Natália, o eletricista Wilton da Silva não escondeu a alegria com a possibilidade da filha fazer o passeio.

“Para ela é muito importante ter esse tipo de acesso, de oportunidade, para se sentir acolhida e integrada a sociedade”, disse.  


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?