Notícias
Niterói é o sétimo colocado em Índice de Desenvolvimento Humano no País
Conhecida por sua “qualidade de vida”, Niterói também está bem classificada no quesito Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Em um estudo elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e divulgado no Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013, na última segunda-feira, 29, a cidade foi eleita a sétima melhor do país e a primeira no Estado do Rio.
O estudo foi baseado no censo de 2010, elaborado pelo PNUD, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, em que são medidas a qualidade de vida da população a partir dos critérios de renda, longevidade (expectativa de vida) e educação. Segundo os dados de 2010, Niterói alcançou a pontuação geral de 0,837, ficando em sétimo entre os 44 municípios do país que tem índice de desenvolvimento considerado muito alto, sendo a única cidade fluminense a atingir este patamar. Ainda de acordo com a análise, Niterói tem a segunda maior renda do país.
No entanto, apesar da boa colocação, Niterói caiu duas posições no ranking nacional na última década, fato creditado pelo prefeito Rodrigo Neves, à ausência de ações do poder público nos últimos anos.
“Essa é uma notícia muito importante para a cidade e nos orgulha muito. O compromisso do meu governo é melhorar o plano estratégico municipal para recuperar as posições que a cidade perdeu”, afirmou, Rodrigo.
