Categorias

Niterói é o sétimo colocado em Índice de Desenvolvimento Humano no País

niteroi_qualidade_de_vidaConhecida por sua “qualidade de vida”, Niterói também está bem classificada no quesito Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Em um estudo elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e divulgado no Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013,  na última segunda-feira, 29, a cidade foi eleita a sétima melhor do país e a primeira no Estado do Rio.

O estudo foi baseado no censo de 2010, elaborado pelo PNUD, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, em que são medidas a qualidade de vida da população a partir dos critérios de renda, longevidade (expectativa de vida) e educação. Segundo os dados de 2010, Niterói alcançou a pontuação geral de 0,837, ficando em sétimo entre os 44 municípios do país que tem índice de desenvolvimento considerado muito alto, sendo a única cidade fluminense a atingir este patamar. Ainda de acordo com a análise, Niterói tem a segunda maior renda do país.

No entanto, apesar da boa colocação, Niterói caiu duas posições no ranking nacional na última década, fato creditado pelo prefeito Rodrigo Neves, à ausência de ações do poder público nos últimos anos.

“Essa é uma notícia muito importante para a cidade e nos orgulha muito. O compromisso do meu governo é melhorar o plano estratégico municipal para recuperar as posições que a cidade perdeu”, afirmou, Rodrigo.