Acesse nossas Mídias

Notícias

Niterói é a melhor cidade do Rio de Janeiro em ranking de competitividade

Compartilhe

Niterói foi considerada a melhor, entre as cidades do Rio de Janeiro, no Ranking de Competitividade dos Municípios realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

O estudo analisou a capacidade competitiva das 405 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, e no Rio de Janeiro apenas três ficaram entre os cem primeiros colocados: Niterói (29º), Rio de Janeiro (71º) e Volta Redonda (97º). Niterói aparece com destaque em Saneamento e Meio Ambiente (12º), Inserção Econômica (16º) e Capital Humano (33º). Tendo o melhor rendimento, dentre todos os 405 municípios, na cobertura do abastecimento de água, cobertura da coleta de resíduos domésticos e destinação do lixo.

De acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), a definição de competitividade, sob a ótica da gestão pública, diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução por parte do poder público em seus territórios de responsabilidade, na promoção do bem estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável.

Para o prefeito de Niterói, Axel Grael, o resultado é reflexo de anos de trabalho e investimento em sustentabilidade:

“O estudo do Centro de Liderança Pública mostra que o trabalho de gestão fiscal desenvolvido em Niterói desde 2013 se reflete em melhor qualidade de vida para a população. Com as contas públicas ajustadas, foi possível investir em políticas públicas que incentivem a economia local e movimentam o mercado de trabalho. Além disso, a administração municipal está alinhada com a tendência mundial de prioridade para a sustentabilidade e vem implantando políticas ambientais que são consideradas referência no país, avançando na qualidade ambiental, na proteção e na recuperação dos seus ecossistemas”, afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.


As 405 cidades foram avaliadas a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios. São eles: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

A pesquisa também faz um recorte de desempenho das cidades com 500 a 999 mil habitantes. Dos 31 municípios, Niterói ocupa a primeira posição do indicador ‘Taxa Bruta de Matrícula no Ensino Superior’, segundo lugar no indicador ‘Crescimento do PIB Per Capita’, terceira posição no indicador ‘Recursos para a pesquisa e desenvolvimento científico’ e quarta no pilar ‘Capital Humano’.

No pilar ‘Funcionamento da Máquina Pública’, o município aparece na segunda posição do indicador ‘tempo para abertura de empresas’, que significa o tempo médio para abertura de empresas, levando-se em consideração o tempo na etapa de viabilidade e na etapa de registro. Já em ‘acesso à educação’, Niterói ocupa a segunda posição no indicador ‘alunos em tempo integral na Educação infantil’, que compara o número de matrículas no ensino infantil em tempo integral e o número de matrículas no tempo regular.

Ranking de Competitividade dos Municípios completo: https://www.clp.org.br/competitividade/ranking.

Fonte: O DIA


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo