Agenda
Música, literatura e recreação embalam mais uma semana de Arte na Rua
Kid Mumu
Data: Terça, 14 de julho de 2015
Horário: 18h
Local: Esquina de Moreira César com Belisário Augusto
Brincando na Praça
Data: Sexta, 17 de julho de 2015
Horário: 10h
Local: Horto do Barreto
APAExonados por livros
Data: Domingo, 19 de julho de 2015
Horário: 09h
Local: Pista de Patinação – Campo de São Bento
Show “Influências”, com Letícia Barbarella e Fábio Rizental
Data: Domingo, 19 de julho de 2015
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
O Projeto Arte na Rua, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói, segue estimulando as artes a partir do princípio de que as ruas são livres para as manifestações artísticas. Nesta semana, entre 14 e 19 de julho, variadas apresentações agitam a cidade, com música, literatura e recreação, todas selecionadas por meio de uma chamada pública, democrática e transparente.
Na terça, tem apresentação do cantor Kid Mumu na esquina das ruas Moreira César e Belisário Augusto, com muito rock, rap, MPB e reggae. Abrindo o fim de semana, na sexta, é dia de espetáculo infantil Brincando na Praça, no Horto do Barreto. No domingo, a pista de patinação do Campo de São Bento será o cenário ideal para contação de histórias, com o projeto APAExonados por livros, e o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno abre sua varanda para o show Influências, na voz de Letícia Barbarella e guitarra de Fábio Rizental, que apresentam canções variadas, de Milton Nascimento a Beatles.
A esquina das ruas Moreira César e Belisário Augusto, em Icaraí, recebe o que há de mais original na música brasileira, na terça-feira, dia 14, às 18h, com o cantor e compositor Kid Mumu. O músico traz o melhor do rock, rap e MPB em composições no estilo reggae. Niteroiense e produtor musical em intensa atividade, há dez anos Mumu se dedica à música, se apresentando em diversos palcos, dentro e fora do Rio. Em seu show, interpreta canções de grandes artistas nacionais e internacionais, assim como canções próprias, influenciadas pelo afoxé, samba-rock, ciranda, maracatu e groove. Inspirado em Gilberto Gil, Jorge Bem e Lenine, promete música de qualidade do início ao fim.
Na sexta, dia 17, às 10h, no Horto do Barreto, tem espetáculo infantil Brincando na Praça. Com muita recreação, a história envolve público e personagens num enredo repleto de brincadeiras, como num sonho de infância. Com direção de Cezar Cavalcanti e Gugu Araújo, da Cia Infocus de Teatro, o cenário colorido e a trilha sonora embalam a interatividade e buscam trazer para a plateia a solidariedade em contextos de diversão. O elenco é composto por Fernanda Hernandez, Tiago Silva, Rafael Kalebe e Célia Miranda.
No domingo, dia 19, às 9h, a Pista de Patinação do Campo de São Bento abre espaço para o projetoAPAExonados por livros, que promove contação de história para o público infantil com o grupo Mosaicando Histórias. Trocando vivências e dando vida a diferentes histórias, foi juntando pedacinhos que o grupo teve a ideia de levar a literatura como forma de entretenimento e prazer para diferentes locais, como asilos, creches comunitárias, espaços culturais, bibliotecas e museus. O projeto, um mosaico de sentimentos lúdicos, reflete a literatura como parte da história de cada integrante, que será contada da maneira mais APAExonada possível.
Fechando a semana, também no domingo, às 11h, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe o show Influências, com Fábio Rizental e Letícia Barbarella, que dividem o palco e compartilham com a plateia suas influências musicais. A dupla conta com o apoio de um quarteto, com Alexandre Berreldi no baixo, Luiz Makarra na bateria, os teclados de Paulo Renato e a percussão de Michel Nascimento.
Da música mineira, tendo Milton Nascimento e o Clube da Esquina como principais representantes, passando pelo maestro Tom Jobim, por Beatles, Stevie Wonder, até chegar à fusão do Jazz Rock Instrumental e música Latina, os temas e canções do show são interpretados pela guitarra de Fábio e pela voz de Letícia.
Após se apresentar como artista solo no Rock in Rio 2013 e Rock in Rio Lisboa 2014, Fabio Rizental mostra músicas do seu novo CD “Milton in Fusion”, com versões instrumentais de composições do cantor mineiro, além de clássicos do fusion, como as bandas Return to Forever, Weather Report e o músico Jeff Beck. Letícia Barbarella, que já se apresentou oito vezes no Cavern Club, em Liverpool, Inglaterra, transborda emoção com sua grande voz nas canções “Oh Darling”, dos Beatles, “Para Lennon e McCartney”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e “Summertime”, de George e Ira Gershwin.
