Categorias
NOVIDADES

EVENTOS Mostra Casa Design comemora 15 anos de sucesso

SERVIÇO
Data: 28/10 A 03/12
Local: Estrada Leopoldo Froes, São Francisco, Niterói – RJ
Funcionamento: Terça a sexta de 14h às 22h / Sábados, domingos e feriados
de 13h às 22h
Ingressos: Inteira R$30 / Meia R$15
Maiores informações: (Mostra Casa Design e Casa Design Gourmet)
[email protected] / (21) 3254.3112/
www.mostracasadesign.com

MOSTRA CASA DESIGN COMEMORA 15 ANOS DE SUCESSO

Comandada há 15 anos pela FAZ Associados, empresa responsável pela organização do evento, a mostra Casa Design Niterói retrata as características mais marcantes dos lançamentos da arquitetura, decoração, paisagismo, é sucesso desde a estreia, em 2003. Ao longo destes 15 anos, 300 mil visitantes já visitaram 588 ambientes decorados, criados por 634 arquitetos, decoradores, designers de interiores e paisagistas. Em toda a sua história, a CASA DESIGN NITERÓI já percorreu muitos imóveis ao longo da cidade, mas no ano de 2017, aportamos numa casa com significado especial. Este ano, a Mostra está em uma mansão projetada por José Zanine Caldas, nas curvas da idade, tocando a baía da Guanabara num endereço icônico para Niterói, a Estrada Leopoldo Fróes. Mais uma vez e agora pelo décimo quinto ano, a Casa promete surpreender, inspirar, expor, divulgar produtos, criar soluções, apresentar novas tecnologias e reafirmar sua capacidade de realização.

DESIGN EM CASA

O tema da Mostra Casa Design deste ano é “Design em Casa”. Ele nos leva apensar sobre como o design pode estar dentro das nossas casas, deixando cada ambiente ainda mais prazeroso de estar. Muito além de um simples conceito, o design transcendeu o sentido primário da palavra e hoje é sinônimo de originalidade. Objetos, móveis, rótulos, publicações, em todos os âmbitos o design pode ser encontrado em seu vasto significado. Mas para a decoração, uma vertente deste e um dos grandes pilares é o design de móveis. Ele ressignifica o conceito deixando-o cada vez mais próximo da população e de quem deseja ter uma casa bonita e na moda. Por conta disso, todos os visitantes da Mostra poderão conhecer mais sobre designers brasileiros, através do mobiliário, bate papo e outras ações presentes na Casa.

CASA DESIGN REÚNE RESTAURANTES E CHEFS CONSAGRADOS EM ESPAÇO GOURMET

Para comemorar seus 15 anos, o Casa Design leva esse ano para uma mansão na Estrada Fróes uma novidade: o Casa Design Gourmet. De 28 de outubro a 3 de dezembro, a cada semana dois restaurantes vão ocupar cozinhas montadas por arquitetos num espaço sobre a Baía de Guanabara, com uma vista deslumbrante. De Niterói, estarão restaurantes como Le Restrô, Família Paludo, Maria da Toca e MeatPacking, ao lado de outros do Rio, como Assunção, Panelada, Risotteria Rio, Nação Verde e a chef Isis Rangel, do inesquecível Siri Mole.

O Casa Design Gourmet terá ainda um café montado pela Le Depannéur e uma adega, que será operada pela Grand Cru, ao longo de todo o evento. Os visitantes poderão degustar taças de vinho e saborear pratos menus criados exclusivamente para o evento. Durante todos os dias da mostra, haverá ainda uma série de atividades ligadas
a gastronomia, como palestras, workshops e degustações de vinhos com sommeliers e produtores internacionais.

Histórico da Casa Design
A mostra Casa Design é o evento mais importante na área de arquitetura, decoração, design, paisagismo e cultura da cidade de Niterói, tanto que está presente no calendário cultural oficial da cidade e atrai visitantes de vários lugares, além de ser reconhecida e prestigiada pelos veículos de comunicação local e nacional. A FAZ Comunicação e Marketing – organizadora do evento – ousou ao criar a mostra Casa Design para Niterói, trazendo importância e movimento ao mercado de construção e decoração da cidade. A primeira edição foi realizada num casarão no alto do bairro de São Francisco no ano de 2003, seguida por outras quartorze edições, prestigiada pelos públicos de Niterói, Rio, Norte Fluminense e Região Serrana.

Ambientes

Lounge Niterói
Alexandre Costa, Leandro Santos, Nathalia Antoine e Selma Antunes O conceito do projeto foi inspirado na cidade de Niterói. As curvas do litoral serviram de referência para a criação do Deck, que divide sutilmente o ambiente em dois níveis diferentes. A paleta de cores traduz o pôr do sol na Baía de Guanabara e confere ao projeto toda a dramaticidade que a natureza oferece ao entardecer.
O layout privilegia a vista para a Baía assim que o visitante entra no lounge e oferece ambientes confortáveis para que o mesmo possa desfrutar. Um ponto importante é o madeiramento do teto, original da casa, que foi restaurado e recebeu destaque através da iluminação difusa sob uma lona de algodão cru, atraindo olhares para o mesmo.

A Homenagem
Heloisa Carneiro
O espaço da Heloisa Carneiro marca a entrada da casa com uma homenagem a todos os profissionais envolvidos no evento. Para a arquiteta, cada projeto tem suas particularidades e desejos pessoais. O ponto principal  do ambiente foi planejado exatamente para saudar os participantes da mostra pelo prestígio em estar dentro de uma casa arquitetada por Zanine Caldas.
Hall de Entrada e Hall das Artes
Aline Grion

Sala de Visita
Bianca Velardo e Rosangela Brandão
A Sala de Visita é o espaço perfeito para um projeto de interiores que reúne conforto e sofisticação.Desenvolvido para valorizar a convivência em sua forma mais natural,o ambiente é capaz de transformar qualquer situação –
tornando-a mais agradável. As cores foram escolhidas de acordo com tendências contemporâneas.No divã aparece o cinza rosado,inserido no leque de cores do próximo ano.Os móveis foram cuidadosamente fixados de forma a valorizar a maravilhosa vista para o ambiente externo.Destaque para as mesas de material reciclado, especialmente criadas para o evento. O ambiente alegre segue sua essência por ser um espaço de entretenimento e através das cores estimula as mais diversas sensações.

Lounge da Atriz
Magda Curi e Manuela Guida
Curtir a casa é um prazer para Monique Alfradique. Com uma rotina intensa de trabalho, a atriz precisa de um refúgio para buscar influências em filmes e livros. Pensando nisso, as profissionais Magda Curi e Manuela Guida
idealizaram um lounge que traz detalhes pessoais, além de materiais de preferência da atriz, na cor branco e madeira, criando um espaço com estilo e harmonia.

Amazing Living
Bruna Awata e Rita Santiago
O projeto do living e sala de jantar estão integrados, seguindo a proposta do evento em integrar esses ambientes com a área externa, não tendo barreiras visuais para contemplar a natureza. O espaço foi setorizado em três áreas, sendo duas de convivência, uma com ambiente maior e mais aconchegante e outro como uma antessala ao centro do andar, além de uma sala de jantar confortável próxima a cozinha.

Deck Estar
Carlos Fernando Monteiro
Pedro Gismondi
Ronaldo Fernandes
Integração total com a natureza existente, buscando aliar Design e funcionalidade proporcionando o relaxamento e contemplação dos visitantes.

Cozinha principal
Deise Maturana

Café da Casa e Jardim do Café
Regina da Mata e Ricardo Raposo
Os espaços Café da Casa e Jardim do Café se integram em um único ambiente oferecendo ao visitante além de um local para degustar ótimos cafés, uma encantadora vista para a Baía da Guanabara, criando um novo conceito
em que o cliente interage diretamente no espaço. No projeto foram utilizados materiais de fácil manutenção e grande
impacto visual, levando em consideração o espaço pequeno que se transforma num imenso local de aconchego.Utilizando os elementos naturais existentes como uma linda rocha que aflora posteriormente, o paisagismo integra a natureza com a arquitetura, equilibrando os espaços e proporcionando tranquilidade e paz.Criando um contraponto entre a arquitetura existente e a contemporaneidade, a iluminação se faz de forma inusitada e atual.

Loja A Superfície
Danielle Monteiro e Ricardo Leão
A loja A Superfície é um Estúdio Criativo. O grande desafio do projeto foi apresentar tantos produtos de qualidade a serem comercializados pela empresa, num espaço pequeno. Para atrair os visitantes a ficarem por mais tempo no local, foi utilizado um tapete confortável, que diminui o ritmo de caminhada. A fachadaem formato de diamante é outro destaque do projeto. A proposta é que os visitantes saibam, antes mesmo de entrar no espaço, que lá dentro terão joias a serem vistas. Seguindo o conceito costumeiro dos profissionais de preservação do meio ambiente, um armário que já existia no espaço foi reformado com uma nova roupagem, pequenas modificações na modelagem e uma pintura com as cores da tendência

Lavabo Principal
Ludmila Costa e Viviane Lunchini
O objetivo do projeto foi transformar o banheiro antigo da casa em um lavabo principal e odesafio foi torná-lo diferente. Para isso, foram utilizados mobiliários não convencionais e elementos decorativos temáticos, como o
papel de parede que remete a um ícone do oriente: o Ganesha, Deus da boa fortuna. Para deixá-lo contemporâneo, foram usadasluminárias aramadas, arandelas quadradas e um jardim vertical geométrico. A cuba foi esculpida em
Quartzito Matira, um material nacional exótico extraído do Ceará. Para preservar algumas características do banheiro antigo, há uma parede revestida de pinho de riga, uma madeira nobre importada.

Estar íntimo
Widimar Ligeiro
O projeto destina-se a oferecer um espaço de convívio para a família, com o objetivo de reunir todos para momentos de lazer e integração. O ambiente é composto por uma área central – onde há uma mesa para apoio de refeição, estudo ou jogos. A direita há uma sala para conversação com sofá, poltronas e uma bancada bar para conforto, descontração e contemplação da vista para o mar. Ao lado esquerdo está uma outra sala para apoio de home cinema com mesa de trabalho e uma bancada abrigando uma cuba esculpida. Todo o espaço será automatizado com o objetivo de torná-lo mais funcional e contemporâneo através da tecnologia. O projeto luminotécnico também estará integrado à automação com utilização da tecnologia em LEDs, para maior racionamento na utilização do consumo de energia.

Suíte Inteligente
Andréa Pinto de Almeida, Beth Moura e Cida Carvalho
As arquitetas Andréa Pinto de Almeida, Beth Moura e Cida Carvalho decidiram utilizar o conceito de co-branding para desenvolver o projeto no evento Casa Design 2017aliando as experiências, competência e qualidade de ambas.
O estilo estético da Suíte Inteligente surge de uma ambientação romântica, composta por quarto, sala íntima, uma ampla sala de banho, closet, além de uma varanda com vista para a enseada de São Francisco, Charitas, Jurujuba e Baía de Guanabara. Os móveis clássicos fazem referência ao glamour dos tempos imperiais, emesclados a outros estilos e materiais garantiram um espaço contemporâneo e sofisticado. O uso de madeira clara nos painéis ripados proporcionou leveza e aconchego ao ambiente. As paredes foram revestidas com a instalação de papel de parede de padrões e texturas diversificadas. O teto rebaixado em drywall com iluminação pontual em LED criou um ambiente intimista e confortável. Os adornos são compostos por quadros e objetos que retratam o estilo do projeto. A tecnologia está por conta da automação do ambiente. Entre os diferenciais do espaço está a instalação de um grande painel de vidro, permitindo que a natureza faça parte do mesmo através de vídeos 3D e holografia.

Suíte da Filha
Nathalie Machado
O projeto foi desenvolvido para uma menina na faixa etária entre 12 e 16 anos, que tem como hobby curtir e apreciar a natureza. Este espaço tem como característica principal a irregularidade das formas e o uso de uma paleta bem variada de cores, ambos como referência ao meio em que está instalada a residência, de frente à Baía de Guanabara. O grande desafio neste espaço foi a integração dos ambientes do quarto com o banheiro e o closet. Eles se integram de maneira fluida, assim como o som das ondas do mar que invadem toda a casa. Ao entrar no quarto o impacto da vista através da sacada é impressionante. O uso do revestimento geométrico aplicado de forma irregular nas paredes é um convite para entrar na brincadeira remetendo ao movimento das ondas do mar, assim como a arte do grafite do artista contemporâneo Marcelo Eco, onde a sereia, representando a vida marinha, te convida ao mergulho. A utilização de pedriscos como elemento natural, dentro do box e da pia simbolizam a areia da praia.
A irregularidade das formas também é encontrada no mobiliário, onde a inclinação das peças cria um movimento que acompanha todo o partido adotado.

Jardim Secreto
Ana Benayon, Julia Benayon e Jorge Benayon
A premissa para realização desse projeto foi o aconchego. Promover em um espaço de jardim íntimo, o respiro necessário nas rotinas aceleradas e estafantes das pessoas que vivem em grandes cidades. O jardim está diretamente conectado à área íntima da casa em um espaço abraçado pelo entorno da edificação, que se projeta para a vista da
Baía. Um local acolhedor com potencial de abrigar atividades de lazer, descanso e contemplação. Os materiais e a arquitetura da casa projetada por Zanine Caldas forneceram pistas e tiveram voz ativa no desenvolvimento da proposta de intervenção. Neste espaço foi respeitada a brasilidade da arquitetura e priorizado o uso de elementos naturais e aconchegantes. O Jardim Secreto é uma área que evoca e constrói memórias afetivas e abraça seus usuários em uma atmosfera leve, doce e aconchegante.

Piscina do Comandante
Anna Beatriz Fadul
A piscina debruçada sobre o mar tem ares modernos com conforto, além de interferências com objetos marítimas, como escotilhas e lanternas. Por ser uma casa do Zanine Caldas, a madeira foi reaproveitada e a piscina ganhou
revestimento de aço cortem. As cores estão presentes nas espreguiçadeiras e acessórios do entorno, que compõem a decoração.

Estar Gourmet
Tamires Ribas
A ideia do Estar Gourmet da Tamires Ribas foi otimizar o espaço e deixar o ambiente bem utilizável e real, para que as pessoas possam ter na sua própria casa.Para o projeto, a arquiteta utilizoulançamentos de alguns acabamentos da DellAnno. A rocha existente no espaço também foi reaproveitada. Nas paredes foram usados revestimentos e o jardim que já integrava o ambiente foi realocado. A cozinha também foi agraciada com balanços, conferindo
modernidade e leveza ao ambiente.

Jardim Molinari
Marcelo Oliveira
O “Jardim Molinari” do agrônomo e paisagista Marcelo Oliveira foi elaborado tendo como ponto de partida alguns elementos em pedras vulcânicas, muito presente nos jardins tropicais do leste asiático. Apesar da descaracterização ao longo dos anos, o jardim original da residência é projeto de Roberto Burle Marx, que é uma eterna fonte de inspiração ao paisagismo tropical.
Outro quesito do projeto foi equilibrar as informações ambientais, paisagísticas e arquitetônicas num jardim exótico e repleto de razões para seguir acreditando que todos fazem parte dessa elementar sustentabilidade.

Gazebo Contemporâneo – ByMylenaCiribelli
Micheline Miranda
O projeto segue um conceito contemporâneo em um estilo tropical de Gazebo, apropriadopara relaxar e contemplar a natureza. Capaz de unir as fronteiras do interior e o exterior, esse espaço múltiplo harmoniza a natureza com todas as suas características de aconchego e requinte de um living interno.

Loft do Jovem Casal
Alexandre Magno
O Loft foi projetado para um casal jovem, unindo ao conceito contemporâneo funcionalidade e praticidade. Seguindo a tendência de open space, os ambientes íntimo e social foram integrados. Porém, há demarcação dos espaços em estar, jantar, home office e quarto. Esses dois últimos, com a utilização do recurso da bancada de trabalho servindo também como cabeceira da cama. A persiana automatizada, embutida no teto, possibilita privacidade para o quarto do casal. A parede em pedra bruta, já existente no espaço, faz fundo ao longo dos ambientes e recebe destaque através do projeto luminotécnico. A madeira, presente nos revestimentos de piso e teto aquece o espaço enquanto
confere unidade aos ambientes. A paleta de cores é composta pelo grafite, verde militar e pelo rosa antigo, que conferem um resultado sofisticado. Buscando uma melhor organização dos espaços e trazendo o conceito de vida “minimalista”, os armários foram projetados para suas adequadas funções, com a finalidade de otimizar os espaços.

Loja Dimel
Mariana Gentil e GabriellaCortinois
A noite foi a inspiração do projeto da Loja Dimel, para dela extrair a luz através das peças expostas. O resultado é um espaço lúdico e comercial, que propõe aos visitantes uma experiência sensorial. Pela sua localização na casa, o espaço da loja seria naturalmente um mbiente de passagem, mas o objetivo foi transformá-lo em um local de permanência e contemplação. Será uma ambiência intimista e escura, onde as peças da Dimel remetem às luzes da natureza. Serão exploradas as essências, sons, vegetação e peças interativas, estimulando os sentidos e produzindo percepções do espaço.

Joalheria

Cristina Grossi
Uma rocha situadano espaço foi o desafio para a idealização do ambiente onde a designer de joias Renata Alt exibirá suas peças. A ideia foi transmitir leveza com quase todo mobiliário composto por peças flutuantes. Os móveis de marcenaria foram executadospor um exclusivo revestimento da empresa Dell Anno, assinado pela renomada estilista Glória Coelho. O piso, as paredes e o teto em pretovalorizam os objetos em ouro e prata expostos, além de uma parede em destaque revestida em dourado fosco. A iluminação também ganhou um papel importantíssimo nesse projeto. O LED foi utilizado nos embutidos, fitas, mangueiras e pendentes. Tudo projetado para valorizar o ambiente e os produtos.

Loja de Vinhos
Cristiane Adrião
O projeto da loja de vinhos foi criado otimizando o espaço não apenas para compra da bebida, mas também para um aprendizado sobre as regiões mais importantes do vinho, acompanhada de uma breve degustação. A loja mostra como o rústico e sofisticado podem caminhar juntos. Um ambiente intimista, com muita história para o  conhecimento dos apreciadores de vinho.

Lounge Bar
Carmem Alves
O Lounge Bar é formado pelo ambiente do bar. Um deck composto por um loungee um lavabo, totalizando 46m2. A vista deslumbrante é um cenário à parte. O ambiente é elegante, porém acolhedor. O preto foi bastante usado, tanto na bancada do bar como no lavabo, quanto nas confortáveis poltronas estilo Luis XV e nas banquetas fornecidas pela loja D’Gallery. No piso, há placas cimentícias em conjunto com outro modelo em estampa gráfica, este marcando a área do bar, cedidos pela Casablanca Revestimentos. A loja Dell Anno participa do ambiente com dois nichos horizontais na parede de fundo, onde as bebidas que serão servidas ficam expostas e com o móvel sob a bancada para armazenamento de objetos de uso do bartender. O amadeirado escolhido foi o Velasquez por ser escuro, trabalhando junto com o laqueado na cor Granada, formando um conjunto marcante e muito elegante.
Uma grande cortina serve de pano de fundo para o bar e no deck futons e almofadas em diferentes estampas recebem os visitantes confortavelmente. Antúrios negros e a Alocasia Black farão parte da composição do jardim vertical junto com outras folhagens. A iluminação fecha o cenário com luminárias em estilo industrial, marcando a contemporaneidade que faz parte da proposta.

Contubérnio Gourmet
LiviaOrnellas, PatriciaPfeil e Philippe Nunes
Um espaço multifuncional que se integra com a natureza e permite momentos de descontração entre amigos e família. Essa é a proposta do projeto dos arquitetos LiviaOrnellas, PatriciaPfeil e Philippe Nunes para Casa Design 2017. O ambiente que conta com aproximadamente 72m2, mistura gourmet, estar e deck, com vista privilegiada para a Baía de Guanabara. O espaço aberto proporciona a integração com a natureza e tem o verde do jardim dos fundos invadindo o local, se tornando pano de fundo para o projeto. Pensando na integração dos ambientes, o móvel da cozinha ganhará uma solução suspensa, onde não será necessária a presença de uma parede. O espaço ainda funcionará como um gourmet durante todo o evento e será equipado para receber chefs de cozinha convidados durante os 45 dias da mostra.

Varanda ao mar
Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch
A inspiração da Varanda ao Marveio da natureza e da vista para a Baía de Guanabara que integra o espaço.  proveitando o mar e céu azul, o SohoSmoky Blue foi a palheta escolhida paradar a sensação que a ilha central
está flutuando,em linha contínuacom o mar. A cobertura em formato de onda foi desenhada pelo escritório Wilkinson. Além de dar um toque mais rústico e aconchegante ao ambiente, a peça foi instalada entre os pilares, dando a sensação de flutuação. Os espaços loungesforam projetados para contemplação, descanso e total integração com a ilha central para todos participarem.Seguindo o estilo de desníveis, um dos degraus do espaço foi transformado em um grande sofá, o que é considerado uma grande tendência em todo o mundo.