Categorias
NOVIDADES

O QUE FAZER? Maio começa cheio de atrações no Arte na Rua

1409_capa

 

 

Atrações variadas e gratuitas na semana entre os dias 06 e 10 de maio, seguindo a agenda do projeto Arte na Rua, promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói – FAN. Esse circuito de programações, que leva artistas para diferentes pontos da cidade, tem ampliado ainda mais o conceito de arte pública, urbana, livre, popular e democrática da cidade.

Entre as atrações da semana, na terça Luciana Motta e Neivaldo Duarte tocam MPB na esquina de Moreira César e Mariz e Barros e na sexta a banda Casa Verde mostra seu trabalho na praça Getúlio Vargas, em Icaraí. No sábado tem o longa “Vou Rifar meu coração” em Charitas e a seresta do Chão de Estrelas no Coreto do Campo de São Bento. Domingo tem o infantil “Quem Tece um Ponto Aprende um Conto”, no Horto do Barreto e o espetáculo “Alabê KetuJazz”, na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

A esquina das ruas Moreira César e Mariz e Barros recebe show de voz e violão com Luciana Motta e Neivaldo Duarte, na terça, dia 05, a partir das 18h. Com o melhor da bossa nova e da música popular, os artistas fazem uma apresentação recheada de técnica musical e muita emoção, embalando a noite do público presente.

Luciana Motta, cantora carioca que reside em Niterói desde os 13 anos, sempre teve a música em sua vida, desde a infância, quando pegava o violão escondido de seu tio e tentava aprender a tocar. Autodidata, sua carreira teve início na década de 80, quando participou de um programa televisivo e foi chamada para cantar em uma banda de MPB. Atualmente, Luciana se apresenta em bares e restaurantes da cidade. A artista também faz trabalhos com banda de Bossa Nova, e voz e violão, como o que apresentará ao lado de Neivaldo Duarte.

Neivaldo é compositor, arranjador e violonista com formação na Escola Villa Lobos, e atua há mais de 30 anos na área musical. Nascido em Niterói, se desenvolveu de forma intensa com a música, e ao longo de sua carreira participou de várias gravações e apresentações em casas de shows e grandes centros de cultura, como o Teatro Municipal de Niterói, Teatro da UFF, Sesc, e muitos outros.

Dando o pontapé para o fim de semana, na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, a sexta-feira também será de muita música, com o grupo Casa Verde, a partir das 18h30. Com influências de música brasileira, cantada e instrumental, o grupo possui um consistente repertório autoral, e fará uma apresentação diferente, misturando a arte musical às possibilidades do audiovisual.

A banda tem sido acompanhada pelo produtor Júlio Stotz há mais de um ano, que realiza um trabalho independente de videoclipes, vídeos institucionais e documentários ligados a temas como direitos humanos, música e educação. Desta união, nasce uma projeção de imagens pensadas justamente para a música e a performance que se ouve e que se vê, trazendo ao público uma apresentação artística popular e altamente engajada.

Já na manhã de sábado, dia 09, tem sessão de cinema no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. O filme brasileiro Vou rifar meu coração, de Ana Rieper, será exibido a partir das 09h. O documentário, lançado em 2012, trata do imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega.

Letras de músicas de artistas como Odair José, Agnaldo Timóteo, Waldick Soriano, Evaldo Braga, Nelson Ned, Amado Batista e Wando, entre outros, formam verdadeiras crônicas dos dramas da vida a dois. No filme, os temas destas músicas se relacionam com as histórias da vida amorosa de pessoas comuns, enfrentando o desafio de falar sobre a intimidade de pessoas reais, em situações reais.

Ainda no sábado, às 17h, pelo projeto Chão de Estrelas, sucesso de público desde 2003, o Campo de São Bento recebe mais uma vez um repertório de clássicos da seresta e da MPB, entoado pelo grupo formado por músicos da cidade e por cantores convidados. Com muita poesia, os artistas Lênio Araújo, Manoel Moraes, Beto Souza, Dílson Tavares, entre outros, apresentam o melhor da seresta, que consagrou Niterói como uma das cidades mais tradicionais na promoção desse gênero musical.

No domingo, dia 10, às 11h, no Horto do Barreto tem o infantil Quem tece um ponto aprende um conto.

Para fechar a semana, também no domingo, às 11h, tem apresentação do grupo Alabê KetuJazz e Glaucus Linx, na varanda do Centro Cultural Carlos Magno, no Campo de São Bento. O projeto musical apresenta a percussão do candomblé da nação Ketu em uma roupagem contemporânea, acompanhada de instrumentos melódicos, em composições cujo ponto de partida é a improvisação e o diálogo entre os instrumentos.

Suas composições, originais, trazem o diálogo “Orixá-Tambor-Orixá” para a forma “Saxofone-Tambor-Saxofone”, estabelecendo uma interação completa, exatamente como nos rituais do candomblé. A imensa riqueza do universo Ketu, ao mesmo tempo rigorosamente estruturado pelas etapas e dinâmicas de diálogo e largamente improvisado, cria um clima propício a uma nova linguagem, onde as melodias cantadas pelo saxofone são facilmente absorvidas pelo público.

O projeto criado por Antoine Olivier (percussões), músico francês radicado no Brasil desde 2006, multi-instrumentista, compositor e produtor, e por Glaucus Linx (Saxofones Tenor e Soprano), compositor e produtor musical, que nos anos 80 produziu, arranjou e tocou com Elza Soares, Sandra de Sá, Lobão, Nelson Sargento, Zezé Mota, Ritchie, Cazuza, D. Ivone Lara, Carlinhos Brown, Banda Black Rio, entre outros. O grupo conta também com os percussionistas Dofono de Omolú, Tiago Magalhães e Gabriel Guenther, com enorme conhecimento cantos e dança dos rituais.

Serviço

Luciana Motta e Neivaldo Duarte
Data: Terça, 05 de maio de 2015
Horário: 18h
Local: Esquina de Moreira César e Mariz e Barros

O som e as cores da Casa Verde
Data: Sexta, 08 de maio de 2015
Horário: 18h30
Local: Praça Getúlio Vargas – Icaraí

Vou Rifar meu coração – cinema
Data: Sábado, 09 de maio de 2015
Horário: 09h
Local: Hospital Psiquiátrico de Jurujuba – Charitas

Chão de estrelas (seresta)
Data: Sábado, 09 de maio de 2015
Horário: 18h30
Local: Praça Getúlio Vargas – Icaraí

“Quem Tece um Ponto Aprende um Conto” – infantil
Data: Domingo, 10 de maio de 2015
Horário: 11h
Local: Horto do Barreto

Antoine Olivier e Glaucus Linx em “Alabê KetuJazz”
Data: Domingo, 10 de maio de 2015
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno