Notícias
Ilha da Boa Viagem reabre para visitação em outubro
A reabertura será gradual, e Inicialmente, terão prioridade as turmas de escolas e as demais instituições de educação.
Após um processo de restauração cuidadosa, a Ilha da Boa Viagem será reaberta gradualmente a partir da primeira semana de outubro. As visitações serão aos seus monumentos históricos: castelo, o fortim e a igreja.
Visitação
A igreja dedicada à padroeira dos navegantes, está sendo preparada para retomar as missas. Com o objetivo de garantir a segurança e o controle de visitantes, será necessário fazer um agendamento prévio para participar das celebrações mensais.
O número de pessoas permitidas será determinado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e ainda não foi divulgado.
O comitê responsável pela administração do complexo histórico da ilha será composto pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), pela Secretaria municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa (SAE) e pela Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS).
Através de uma parceria com a UNESCO, Niterói está transformando a ilha em um museu único no país, onde os visitantes poderão desfrutar de experiências interativas desde a entrada. Além disto, está sendo implementando um sistema se sinalização de orientação ao longo do percurso, para garantir que todos aproveitem ao máximo a visita à Ilha da Boa Viagem.
História
A capela foi construída em 1650, com sua estrutura original em estilo colonial. Ela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, já seguindo um estilo neoclássico.
O serviço de conservação e restauro incluiu adequação da instalação elétrica, colocação de ar-condicionado dentro da capela, nova iluminação e instalação de banheiros.
Ao lado da igreja, está em andamento o conserto de um poço que se transformará em cisterna, dividida com água pluvial e potável para abastecer a igreja, o fortim e o castelo.
Foto: Diego Baravelli (Wikipedia)
