Notícias
Horário de Verão começa neste domingo
É hora de acertar os ponteiros dos relógios, o horário de verão vai começar. À meia-noite deste sábado, 20, para o domingo, dia 21, até 17 de fevereiro de 2013, as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além do Estado do Tocantins, no Norte, deverão adiantar o tempo do dia em 1 hora. Com a premissa econômica, a medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.
Instituído pela primeira vez no Brasil em 1 de Outubro de 1931, através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional, apenas a partir de 1985, o horário de verão passou a ser adotado anualmente no país. Nesse período a abrangência, inicialmente nacional, foi reduzida sucessivas vezes até que em 2003 atingisse a atual.
Desde 2008, o início do horário de verão acontece no terceiro domingo de outubro, e o final no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando este coincide com o carnaval, sendo então o horário prorrogado em uma semana.
De acordo com expectativas do governo, com a adoção do horário de verão, será evitado um gasto de R$ 280 milhões com o acionamento de usinas térmicas neste ano para suprir a demanda no horário de pico. Segundo pesquisas, a redução da demanda de energia no horário de pico neste ano deve ser de cerca de 4,5%, o que representa 2,2 mil megawatts. A redução total de consumo deverá ser de 0,5%.
Dicas – Muitas pessoas sofrem para se adaptar às mudanças de horários. Os efeitos dessas alterções cotidianas provocam alterações no sono, que podem causar irritabilidade, estresse e baixa produtividade. Cansaço, fraqueza muscular, dores de cabeça, mau humor, alteração do apetite e diminuição na capacidade de concentração são outros sintomas.
O Guia de Niterói.com apresenta algumas dicas que podem servir para contornar, ou, pelo menos, aliviar um pouco a situação. Veja abaixo:
– Atividades Físicas: Evite praticar esportes competitivos e exaustivos à noite, pois a agitação deles pode dificultar você de pegar no sono.
– Hidratação: O mesmo vale para bebidas famosas por estimular o organismo, como café e chá preto.
– Alimentação: Nada de comer exageradamente no jantar. Estômago muito cheio é sinônimo de noite maldormida.
– Banhos: Tome banho em temperatura morna. Banhos quentes ou frios demais também atrapalham.
– Relaxamento: Leitura e músicas calmas podem ser uma boa saída para tranqulizar e amenizar o humor.
– Medicação I: Para quem toma insulina, altere a aplicação em 1 hora no horário de verão. Seu corpo, acostumado com a dose, não tem consciência de que os ponteiros mudaram.
– Medicação II: Por outro lado, para remédios como um anti-hipertensivo, por exemplo, não faz muita diferença os dois horários. De qualquer maneira, o recomendável é consultar o médico que prescreveu o remédio.