Acesse nossas Mídias

Agenda

Força da natureza inspira exposição no MAC

Força da natureza inspira exposição no MAC

Compartilhe

O Museu de Arte Contemporânea de tem aberta ao público uma exposição inspirada na força da natureza. O título de “Ressurgência”, que pode ser vista de terça a domingo, é uma alusão ao fenômeno oceanográfico que ocorre quando ventos mudam de direção e levam para superfície águas mais frias e ricas em nutrientes.  O ciclo natural pode inspirar a reinvenção da vida, segundo a proposta do Entreartes – Coletivo de Arte, que reúne no MAC os fotógrafos Luiz Bhering, Pedro Vasquez e Renato Moreth, além do arquiteto Mario Costa Santos, responsável pelo projeto cenográfico. Todos ligados a Niterói das águas escondidas.

A curadora da exposição, Ana Schieck, conta que os visitantes podem apreciar mais de 70 trabalhos na “Ressurgência”. Escritor e fotógrafo, Pedro Vasquez celebra as mutações do mar, através de fotos intituladas “Imagens do mundo flutuante”.  Sempre percorrendo o mundo em busca de imagens e agora sem poder viajar, Renato Moreth junta rostos de vários países, em aglomeração do bem. Já Luiz Bhering escolhe como musas as curvas do MAC projetadas por Oscar Niemeyer no alto da Baía de Guanabara. 

As águas também estão representadas na cenografia de Mario Costa Santos, com a projeção de imagens marítimas na cúpula do salão do museu, onde ele apresenta o processo criativo da linha de móveis Zanzar, unindo o artesanal e o tecnológico em um design moderno. O barulho de ondas dá o som ambiente.

“Ressurgência” é dedicada à memória do artista e restaurador Cláudio Valério Teixeira, vítima da Covid-19 recém-falecido. 

A exposição marca também a 11ª edição do Entreartes – Coletivo de Arte. O projeto, idealizado e produzido por Cacau Dias, está no terceiro ano, buscando valorizar artistas locais. “É a primeira vez nossa no MAC, com muito orgulho”, diz a produtora cultural.

Contemplada pelo edital de Incentivo Fiscal da Prefeitura de Niterói, “Ressurgência” pode ser vista até 18 de julho, de terça a domingo, das 11h às 16h, seguindo normas de segurança sanitária durante a pandemia. Como destaca o Entreartes, vale a visita e a oportunidade para respirar novos ares em contato com o MAC e a natureza.

Serviço:

Exposição “Ressurgência”, com Entreartes – Coletivo de Arte/ Curadoria: Ana Shieck

Artistas participantes: Luiz Bhering, Mario Costa Santos, Pedro Vasquez e Renato Moreth

Visitação: Até 18 de julho de 2021/ Horário: das 11h às 16h

Local: MAC Niterói/Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói, RJ, telefones (21) 2620-2481 e 2722-1543.

Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Estudantes da rede pública, crianças até sete anos e moradores de Niterói não pagam. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita para todos.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Agenda

Topo