Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Falta de insulina e vacina nos postos de saúde de Niterói

Pacientes de Niterói reclamam da falta de medicamentos e vacinas nas policlínicas e postos da cidade. A insulina, utilizada em casos de diabetes não é encontrada em nenhuma das unidades da Zona Norte à Zona Sul. A vacina pentavalente, dada no 2° mês de vida e com reforço aos 4 e 6 meses, também está em falta nos postos da cidade e do País.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói informou que as insulinas (regular e NPH) são distribuídas pelo Ministério de Saúde (MS) e que nos últimos meses as entregas foram parciais em Niterói, não atendendo a demanda da cidade. A Fundação relatou ainda que a expectativa é que o quadro seja regularizado no próximo mês.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o fornecimento do medicamento encontra-se regular. Segundo o órgão, o último repasse da insulina NPH para a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro ocorreu em agosto deste, um total de 71.776 com cobertura até setembro. Já de insulina regular, foram enviadas 30 mil frascos nesta semana, com cobertura até novembro.

Já a falta da vacina pentavalente acontece em todo o país devido reprovação do produto que vinha da Índia. Os problemas foram observados no começo do ano tendo os lotes da época reprovados, e em junho deste ano a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprovou a importação total. Cerca de 3 milhões de doses foram devolvidas. O Ministério da Saúde informou que já providencia a compra com outros fornecedores, contudo, a entrega será feita de forma escalonada.