Categorias
NOVIDADES

FAKE NEWS Fake news sobre arrendamento do Hospital exclusivo para tratamento de Covid-19 em Niterói

Dado com a falsa afirmação foi é disseminado nas redes e compartilhado até por deputado federal.

*Por Niterói Verdade e Guia de Niterói

Não compartilhe notícias falsas!

Publicações que circulam nas redes sociais sobre o Hospital exclusivo para tratamento do Covid-19 em NIterói, inaugurado na última sexta-feira (10/04), informam que o valor do arrendamento pela Prefeitura Municipal teria sido de 58 milhões de reais. As mesmas postagens trazem, em comparação, uma oferta de venda do imóvel por 45 milhões de reais.

Difundido pelo perfil @DocRenac no Twitter e compartilhado por mais de duas mil pessoas, entre elas um deputado federal, a postagem traz um texto que não condiz com a imagem do Diário Oficial anexada (veja aqui). Na publicação do D.O. do dia 06/04, é possível ler que o valor de 58 milhões de reais, na realidade, se trata de toda a gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde que serão prestados no Hospital, pelo período de seis meses.

O arrendamento do Hospital, na realidade, custou 4,8 milhões de reais.

Em uma rápida conta de divisão, é possível verificar que 58 milhões por seis meses é igual a 9 milhões por mês e 322 mil reais por dia. O valor da diária por cada um dos 140 leitos de atenção intensiva para pacientes infectados com Covid – 19 é de R$ 2.300

Acompanhe o NITERÓI VERDADE no twitter