Categorias
NOVIDADES

O QUE FAZE? Exposição Jogos de Vestir Mulheres

Visitação: De 13 a 31 de dezembro
Exposição “Jogos de Vestir Mulheres”
Horário: De segunda à sexta-feira, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 15h.
Classificação : Livre
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Rua Lopes Trovão, s/n, Icaraí.
Informações: (21) 2610-5748
Entrada: Franca

O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) encerra o ano de 2014, com a exposição “Jogos de Vestir Mulheres”, das irmãs Dally e Erika Schwarz, em cartaz a partir do dia 13 de dezembro, sábado, às 10h. Com a temática que reflete as mulheres e suas performances, a vernissage será retratada através de objetos, vídeos e por fotografias assinadas por João Júlio Mello.

Jogos de Vestir Mulheres é um projeto inédito de ações performáticas em diálogo com a linguagem da performance e das artes da cena, pensado especialmente para o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e todo o entorno do Campo de São Bento. Pretende abordar a produção de subjetividade de gênero a partir de dinâmicas do vestir, colocando em evidência corpos individuais e coletivos femininos no espaço da galeria e no espaço urbano (área pública do parque).

Com direção das artistas-irmãs, mulheres e niteroienses, o projeto pesquisa o figurino, o objeto, a roupa como ativador do espaço e também ativador do corpo/subjetividade. Dessa forma, evidencia relações do corpo vestido, seja por um objeto, uma marca sígnica, ou uma peça de roupa; relações do corpo no espaço, seja através de movimentos dinâmicos e/ou posturas estáticas. Além de resgatar, nessa proposta para a Fundação de Arte de Niterói, a partir do espaço escolhido, memórias da formação das duas artistas proponentes.

Os registros fílmicos e de imagens têm como personagem as próprias irmãs e mais 10 participantes que se identificam com o universo feminino. A mostra artística também contará com um diferencial no dia da estreia, que será uma performance ao vivo, às 11h, com os 12 participantes do projeto, que de uniformes, estarão envolvidos em gincanas de movimentos como correr em volta do Campo de São Bento, em Icaraí.

No dia 27 de dezembro, sábado, a partir das 13h, acontece o já habitual “Encontro com as Artistas”, onde as autoras estarão disponíveis para um bate papo com o público presente, contando um pouco sobre a exposição e inspirações.

Dally Schwarz é mestranda em Artes Visuais no PPGAV-UFRJ e cursa o técnico em bailarino contemporâneo da Escola Angel Vianna. Desenvolve trabalhos com escrita, performance e objetos. Idealizadora da plataforma Anticorpo, foi redatora assistente do blog CTRL ALT DANÇA, colabora com o projeto Wikidanca.com e com o Atelier de Performance da professora Eloisa Brantes (UERJ). Participou da Bienal Universitária da UFMG, 2012; Residência Corpografias, 2012; Jovens Expressões, 2013; Festival de Performance Convergência do SESC Tocantins, 2013; Festival de Artes do Corpo de Juiz de Fora, 2013.

Erika Schwarz é cenógrafa e mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO e doutoranda em Artes Visuais no PPGAV-UFRJ. Trabalha em diversas áreas: performance, teatro, dança (Cia Dani Lima), televisão (Rede Globo e Rede Record), moda, publicidade e eventos culturais (Wedo Marketing Promocional e Cenografia.net). foi Professora Substituta de Artes Cênicas na EBA-UFRJ (2012-2014) e Professora Visitante na Pós-graduação em Negócios de Moda do Senac-SP (2014). Participou do Simpósio Layering, 2013; World Stage Design, 2013; Quadrienal de Praga, 2011 e 2007.

Fonte: culturaniteroi.com.br