fbpx
Acesse nossas Mídias
image

Agenda

Espetáculo infantil “Plantão de Utilidade Lúdica”, da companhia Carroça de Mamulengos, em cartaz em Niterói

Compartilhe

Apresentações serão gratuitas e vão acontecer nos dias 1 e 2 no Teatro Popular Oscar Niemeyer

Em abril, as cidades de Niterói e Rio de Janeiro vão receber o espetáculo infantil “Plantão de Utilidade Lúdica”, da consagrada companhia de teatro Carroça de Mamulengos.

A peça autoral é dirigida por Maria Gomide e conta com a própria Maria e sua filha, Ana, de nove anos, como protagonistas.

O projeto surgiu através da interação artística da dupla, realizada de forma online, com o seu público nos tempos vividos no período da quarentena causada pela pandemia do Covid-19.

Com os teatros fechados e eventos culturais limitados, as artistas se adaptaram ao momento e conseguiram mostrar o seu trabalho pela internet, através de lives e criação de uma websérie para o Youtube.

De lá para cá, o espetáculo, que começou de forma virtual, ganhou espaço também no mundo presencial. Após percorrer diversos estados do Brasil, como Bahia, Ceará, Brasília e São Paulo, e também contar com uma apresentação no exterior (Moçambique, na África), “Plantão de Utilidade Lúdica” estará em cartaz nos dias 1 e 2 de abril (sábado e domingo, respectivamente), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, às 16h, e nos dias 4 e 5 (terça e quarta), no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, às 11h e 16h.

Na quinta, dia 6, também às 11h e 16h, haverá ainda uma oficina de arte para crianças entre 7 e 12 anos, em Ipanema.

Para assistir ao espetáculo, basta retirar o ingresso na própria bilheteria de cada teatro.

Para a oficina de artes no dia 6, a participação se dará por ordem de chegada (capacidade de 20 crianças por horário). Toda a programação é gratuita. 

A peça, repleta de alegria, diversão e momentos lúdicos, mostra a dupla Maria e Ana compartilhando histórias reais e imaginárias.

No enredo, também participa a Miota, uma boneca que Maria ganhou quando era criança e, hoje, a criança é a Ana. Mãe, filha e uma boneca…quem é que brinca com quem?

Nesse espetáculo, duas brincantes vão viver mais um capítulo de uma história que constrói aos poucos um espetáculo vivo, pois ele está sempre se transformando, assim como a relação dessa dupla de palhaças que cada dia precisa lidar com uma novidade em suas vidas. 

De acordo com Maria, se apresentar no estado do Rio de Janeiro significa viver momentos inesquecíveis e importantes para a sua carreira: “retornar ao Rio é uma grande emoção e uma super responsabilidade. Sempre que retornamos, a Carroça dos Mamulengos traz uma novidade também. Dessa vez, estou trazendo pela primeira vez um espetáculo ao lado da minha filha, que está em cena comigo desde a barriga. Será emocionante em dobro estar na cidade que eu me vi crescer, trazer cenas que eu já fiz quando era criança e ter a chance de ver a minha filha atuando, do jeito dela, de forma atual e presente. Quem conhece a nossa história, sem dúvida verá mais um capítulo incrível, pois com 45 anos de existência a Carroça de Mamulengos mostra a força da terceira geração em cena. E, quem ainda não nos conhece, terá essa oportunidade através de um espetáculo que é cheio de começos e de continuidades”, afirma.

Para mais informações sobre o espetáculo, basta acompanhar as novidades através do perfil oficial da Companhia Carroça dos Mamulengos no Instagram: https://www.instagram.com/carrocademamulengos/ 

Sobre a Carroça de Mamulengos

A Carroça de Mamulengos é uma trupe itinerante que há 45 anos viaja o Brasil apresentando sua arte. Formada por brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços. A família Gomide já alcança sua terceira geração. Pais, mães, filhos, netas, noras e genros vivem o desenvolvimento de uma arte que dialoga com a cultura popular do Brasil e do mundo.

Em mais de quatro décadas, a Carroça de Mamulengos participou de turnês e festivais em todo país, ministrou diversas oficinas e vivências, se apresentou em teatros, praças, feiras, ruas – sempre desenvolvendo laços de afeto e troca com seu público.  O picadeiro, para essa família, é sagrado, a extensão do próprio lar. 

O grupo reúne em seu repertório as seguintes montagens: “O Benedito” (1980), “Mamulengo é Terno Divino” (1981), “O Palhaço Alegria” (1982), “Barraca da União” (1984), “A Engenhosa História da Vida” (1990), “Os Quatro Elementos” (1992), “Histórias de Teatro e Circo” (1996), “Afilhados do Padrinho” (2002), “Felinda” (2010), “Pano de Roda” (2012), “Janeiros” (2015), “Passarinhos” (2018) “MariAna” (2020), e “Plantão de Utilidade Lúdica web (2021)”. Com o tempo de estrada, a companhia mostra o amadurecimento artístico dos filhos, que agora também contam e criam suas histórias: engraçadas, poéticas e singelas. 

Serviço:

Evento: Peça “Plantão de Utilidade Lúdica”
Datas, horários e locais: 
1 e 2 de abril – Niterói – às 16h – Teatro Popular Oscar Niemeyer – R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói
4 e 5 de abril – Rio de Janeiro – 11h e 16h – Teatro Ipanema – R. Prudente de Morais, 824 – Ipanema
6 de abril – Oficina Arte Brincante no Rio de Janeiro – 11h e 16h – Teatro Ipanema – R. Prudente de Morais, 824 – Ipanema

Duração: 45 minutos 

Classificação: livre 


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Agenda

Topo
Precisa de ajuda?