Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Engenheiros da UFF criam respiradores para tratamento da covid-19

Cientistas da Escola de Engenharia da UFF, Universidade Federal Fluminense, em Niterói, criarem respiradores com produção mais rápida, e baixo custo, para tratamento de pacientes com a covid-19. O projeto substitui válvulas dos respiradores complexos e pode ser construído em até uma semana.

O “ressuscitador”, como é chamado, vai ser entregue para aprovação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em duas semanas. Segundo o engenheiro elétrico e professor da UFF, Daniel Henrique Dias, o equipamento custa em torno de R$ 1,5 mil e R$ 2 mil, podendo baixar o preço devido à produção em larga escala.

O ressuscitador possui um sistema automático que controla a operação do fluxo de ar, que é ajustado de acordo com a necessidade do paciente.

“A gente tem todos os controles aqui que conseguem regular o fluxo de ar e a frequência de manipulação. (…) Os respiradores mais complexos utilizam válvulas conectadas às saídas de oxigênio e ar comprimido dos hospitais. Então, a gente substitui essas válvulas por um sistema mais simples e de mais fácil operação”, explica Daniel.