fbpx
Acesse nossas Mídias
CDarwin01

Notícias

Ecoarte anuncia atividades pelo Dia Mundial do Meio Ambiente e parceria com Itacoatiara Pro

Compartilhe

O projeto Ecoarte no Caminho Darwin preparou uma semana inteira com programação especial para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

O destaque é na agenda do domingo (2/6), quando será realizada a abertura das comemorações no centro de visitantes da trilha do Caminho Darwin, que fica localizado no Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói.

Na ocasião, haverá exibição de filme, apresentação teatral, show de música e oficina de artesanato sustentável.

A programação para este ano conta com algumas novidades: a inauguração da Sala Sensorial no Centro de Visitantes do Caminho Darwin e a parceria com o Itacotiara Pro, evento esportivo realizado em Niterói que conta com etapa do Mundial de Bodyboard.

A sala sensorial é um cômodo escuro com pinturas de animas noturnos que habitam o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). O local tem imagens que brilham no escuro e que reproduzem a vocalização desses animais.

As atividades são gratuitas e em parceria com a administração do PESET e a ONG Amadarcy.

Ao longo da semana, o projeto realizará a trilha interpretativa do Caminho Darwin com crianças da rede municipal de Educação de Niteroi.

O Ecoarte no Caminho Darwin é um projeto socioambiental, que une arte e ecologia de forma inclusiva, com o objetivo de incentivar a difusão dos bens e serviços culturais da região do Circuito Turístico Caminhos de Darwin, e assim valorizar o uso sustentável do patrimônio cultural e ambiental de Niteroi.

A gestora do Ecoarte, Bruna Galassi, explica que o projeto está em seu quinto ano de atividades, e que no período adquiriu maturidade para se consolidar como referência e pioneirismo em educação ambiental dentro de unidade de conservação.

“Nesses anos, foram cerca de 15 mil crianças contempladas pelas nossas ações. Trabalhar com crianças e jovens é de extrema importância para toda a sociedade, pois temos como pilar a transformação social e a promoção de uma cultura ecológica. Através de apresentações de teatro, shows, exibições de filmes e oficina de artesanato mostramos que a natureza está integrada ao ser humano”, analisa.

Além das pessoas atendidas diretamente pelo Ecoarte, cerca de 30 mil pessoas passam por ano pelo Centro de Visitantes do Caminho Darwin.

“É um lugar aberto ao público, onde todos podem conhecer fauna e flora da Mata Atlântica. Precisamos primeiro conhecer e valorizar o que temos ao nosso redor para preservá-lo”, completa Bruna.

Parceria em prol do meio ambiente

O Itacoatiara Pro e o Ecoarte são duas iniciativas com o mesmo propósito que, além de se unirem no festival, se complementam em prol da valorização cultural e ambiental da região, de maneira inclusiva.

Vale ressaltar também que ambos acontecem dentro de unidades de conservação, no PESET.

Tal parceria fortalece ainda mais a importância de trazer informações, não só ao público local, mas também aos turistas que frequentam a região sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.

Com isso, inclusive, os atletas do Itacoatiara Pro terão a oportunidade de conhecer o Centro de Visitantes do Caminho Darwin, localizado no Engenho do Mato, e realizarão uma ação envolvendo plantio de mudas de vegetação nativa da Mata Atlântica, em uma área próxima ao evento. Para Giuliano Lara, organizador do Itacoatiara Pro, a sinergia também levará arte, como ferramenta de ensino, para atletas e crianças no festival.

“Desde que o Itacoatiara Pro propôs se enquadrar como um festival, as ações socioambientais foram nossa prioridade. Isso surgiu com projetos relacionados a esporte, cultura e, agora, encontramos esse super parceiro, que é a Ecoarte, que vai trazer um pouco de arte, propriamente dita às nossas ações. Então, é lindo a gente poder educar as crianças com arte, teatro, experiências sensoriais. Isso também, não só para as crianças, mas poder mostrar às pessoas que vem de fora país, como a nossa cidade está engajada nas questões ambientais. É incrível a gente poder ter essa parceria com o Ecoarte. Estou muito feliz de termos encontrado esse viés artístico para poder educar”, completa Giuliano.

Semana do Meio Ambiente Ecoarte

Dia 02 de Junho (domingo)
Evento de abertura no centro de visitantes da trilha do Caminho Darwin, com inauguração da sala sensorial.
Programação:
8h30 – Visita guiada à trilha interpretativa do Caminho Darwin com intérprete de libras, passando pela trilha da nascente d´água e conhecendo a exposição O Olhar do Naturalista e a Sala Sensorial Noturna.
10h- Apresentação do teatro Caminho Darwin (grupo Teatralmente) com intérprete de libras.
11h- Apresentação do Show Duo Alma de Gato- Carlos Chaves e Zé Motta
12h- Parada para almoço (venda de lanches do Inst. Mão na Jaca)
14h- Exibição de curtas sobre temas ambientais promovidos pela Amadarcy
15h- Oficina de Artesanato com reaproveitamento

De 03 a 07 de Junho
Visitas guiadas pela Trilha Interpretativa do Caminho Darwin com crianças e jovens das escolas municipais da região oceânica de Niterói.

Dias 05 e 08 de Junho
Plantios de mudas nativas nas restingas de Itaipu e Itacoatiara com crianças e atletas do Festival Itacoatiara Pro. Uma parceria com a SMARHS, MAI e PESET.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?