Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Disque-Denúncia na luta contra o coronavírus

Além de ter um papel fundamental no combate a violência, o Disque-Denúncia também é uma importante ferramenta de ajuda na guerra contra o coronavírus. Desde o primeiro registro, no dia 16 deste mês, já foram cadastradas 159 denúncias relacionadas ao Covid-19 no município. O convênio faz parte Pacto Niterói Contra a Violência.

As reclamações mais recorrentes são sobre o descumprimento do isolamento orientado pelas autoridades de saúde, preços abusivos de produtos como álcool em gel e máscaras, além da produção falsificada e venda clandestina do produto. Há também relatos que vão desde empresas que obrigam os funcionários a trabalharem com exposição ao risco de contaminação, até denúncias sobre grupos que estariam se organizando para saquear supermercados.

Um levantamento feito pelo Disque Denúncia mostra que, entre os dias 20 e 29 de abril, foram registradas 112 denúncias relacionadas ao tema, o que corresponde a uma denúncia a cada duas horas, considerando o tema coronavírus no perímetro que corresponde ao município de Niterói.

A parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Disque-Denúncia permitiu a instalação de uma estação de trabalho para receber exclusivamente denúncias de Niterói na sede da instituição, além de uma maior divulgação sobre o serviço, que recebe informações anônimas sobre ações criminosas através do telefone 2253-1177 e do aplicativo “Disque Denúncia RJ”. O acordo foi mais uma ação do pacote de medidas do Pacto Niterói Contra a Violência. Na área de segurança, as denúncias recebidas são passadas para as forças de segurança do Estado.

“A participação da população, por meio das denúncias, deixa muito claro o apoio às autoridades no combate à Covid-19 e a confiança no serviço que já existe há quase 25 anos. Podemos muito pouco sem estas importantes informações”, comenta Zeca Borges, coordenador do Disque-Denúncia.

O Disque-Denúncia registrou até agora 2994 denúncias em todo o estado sobre o coronavírus.