Categorias
NOVIDADES

Dia Mundial do Diabetes será lembrado em Niterói

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Programa de Hipertensão e Diabetes, irá promover no próximo dia 14 de novembro, das 8h às 13h, na Praça da República, no Centro, e na estação dos catamarãs, em Charitas, diversas atividades pela passagem do Dia Mundial do Diabetes. O objetivo é orientar as pessoas sobre os riscos da doença, os eventos contam com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM).

A iniciativa contará ainda com a parceria da Biblioteca Estadual de Niterói, que cedeu uma sala multiuso onde serão realizadas atividades educativas para crianças. Na ocasião, a programação prosseguirá também em espaços abertos.

Data – O Dia Mundial da Diabetes foi definido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento da doença em todo o mundo. Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem a data como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

Dados – O diabetes está se tornando a epidemia do século e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões. Estima-se que boa parte das pessoas que têm diabetes, doença que pode atingir crianças de qualquer idade, desconhece a sua própria condição. No Brasil, de acordo com o Vigitel 2007 (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis), a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas que confirmaram ser portadoras da doença.