fbpx
Acesse nossas Mídias
Rota Charles Darwin (2) (1)

Notícias

Concurso fotográfico da Prefeitura de Niterói quer mostrar olhar da população em áreas de preservação

Compartilhe

Serão aceitas fotos de paisagens ou pessoas interagindo, desde que sejam em áreas do Parnit, como o Morro da Viração, Pedra de Itapuca e Parque Orla de Piratininga, entre outros

Para comemorar os 10 anos de criação do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) em 2024, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade lançou um concurso de fotografias que vai integrar moradores e turistas às paisagens desta área de preservação.

Com o tema “Parque Natural Municipal de Niterói”, o objetivo é mostrar a ótica da população sobre a unidade de conservação, incentivando a conhecer e frequentar espaços nem sempre conhecidos.

Serão aceitas imagens da fauna, flora, áreas de uso público, fotografias aéreas ou qualquer outro elemento e ou atividade em toda a extensão do parque.

O objetivo deste concurso é catalogar as imagens do Parnit, que farão parte da publicação que marcará os 10 anos de criação do Parque, que tem como sede o Parque da Cidade.

O Parnit tem uma extensão de 16,3 milhões de metros quadrados e abrange as seguintes áreas: Setor Montanha da Viração: Morro da Viração, Pedra do Santo Inácio, Parque da Cidade ; Setor Costeiro-Lagunar: Praia do Sossego, Ilha do Pontal, Laguna de Piratininga, Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, Ilha do Modesto, Ilha do Veado e afloramento rochoso da Ponta da Galheta/Pedra da Baleia; Setor Guanabara: Ilha da Boa Viagem, Ilha dos Cardos, Pedra de Itapuca, Pedra do Índio e cavernas situadas nas encostas sob o Museu de Arte Contemporânea (MAC).

“Nós queremos envolver a população. Niterói é uma cidade muito conectada e voltada para políticas públicas de sustentabilidade. Vamos utilizar esse material para lançar um livro sobre o Parnit e registrar lugares paradisíacos. Serão vários contemplados, que receberão o exemplar do livro. Não é pela premiação, é pelo significado participativo da população. Também visa estimular o olhar sensível sobre o Parnit e a geografia na qual está inserido, divulgar as belezas do parque sob a ótica dos que usufruem dos espaços. Isso também é uma forma de preservação”, explica o secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson.

Os interessados terão até o dia 30 de setembro para mandar o material fotográfico. As fotos devem ser enviadas para [email protected]

“O que vai valer é a criatividade. Podem ser fotos somente de paisagem ou de paisagem com pessoas. O que o olhar permitir. Acho que vai ser uma interação muito bacana com a população. Acreditamos que teremos materiais maravilhosos que ficarão para sempre registrados sob a ótica da população”, explicou Maria Carolina Campos, engenheira ambiental da SMARHS.

Niterói Sustentável

Niterói conta com 56 % de áreas protegidas. Em 2014, a prefeitura criou o Programa Niterói Mais Verde. Atualmente, são 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas no município, divididas em mosaicos incluindo diversas regiões da cidade. Um deles é o Parnit, que inclui a Zona Sul, Região Oceânica e a Baía de Guanabara.

O Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) foi selecionado para participar do Programa de Aceleração para Unidades de Conservação Municipais.

A iniciativa é desenvolvida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável, fornecendo consultoria técnica para governos locais.

O Plano de gestão tem como objetivo estabelecer o zoneamento e as normas de uso e manejo da área cumprindo os critérios estabelecidos na criação de Unidades de Conservação (UC).

O Parnit também vai orientar a gestão territorial, o planejamento de ações e estimular a geração de conhecimento na área protegida.


Fotos : Divulgação

Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?