Agenda
Cine Nikiti retorna em 2016 com o documentário “Noivas do Cordeiro”
O cineclube Cine Nikiti retoma suas atividades em 2016 com o documentário “Noivas do Cordeiro”, de Alfredo Alves, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Serviço:
Cine Nikity apresenta “Noivas do Cordeiro”
Dia 16 de março, quarta-feira, às 19h
Entrega Gratuita
Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói.
Telefone: 2109-2222.
O cineclube Cine Nikiti retoma suas atividades em 2016 com o documentário “Noivas do Cordeiro”, de Alfredo Alves, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher , que acontece no mês de março (dia 08). Ele será apresentado no dia 16 de março, quarta-feira, às 19h, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.
O filme, narrado pela escritora Lya Luft, conta a história da localidade Noiva do Cordeiro, no município de Belo Vale, a cem quilômetros de Belo Horizonte (MG), que é aparentemente uma comunidade rural como tantas outras. Porém, carrega características que a faz diferente, já que as mulheres são maioria absoluta e sofrem de forte preconceito de moradores de localidades próximas e forte isolamento. Tudo graças a um boato que criou a ‘fama’ das mulheres, vistas como ‘perdidas’.
No entanto, há alguns anos as mulheres resolveram mudar essa realidade. Para correr atrás de recursos e lutar por seus direitos, fundaram uma associação comunitária. Com isso, conseguiram criar uma escola de informática, a primeira da zona rural de Minas Gerais. Essa conquista fez com que, aos poucos, começassem a ser respeitadas pelas comunidades vizinhas.
Antes de “Noivas do Cordeiro”, será exibido o curta-metragem “Sève”, de Louise Botkay (Brasil/Haiti/França, 2011, 11 min). No filme, uma menina é iniciada no mundo dos espíritos. “Sève” é uma ficção com caráter de documentário e um mergulho no universo do Haiti nos dias de hoje.
Após a sessão de “Noivas do Cordeiro” haverá debate sobre empoderamento feminino com Elenice Ramos, lider comunitária e Angélica Hullen, subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói.
