Categorias
NOVIDADES

CINEMA Cine Nikiti retorna ao Solar do Jambeiro com documentário sobre assédio sexual

Cine Nikiti retorna em 2018 ao Solar do Jambeiro exibindo documentários brasileiros, sempre seguidos de debate.  A estreia é com o doc “Precisamos Falar do Assédio”, de Paula Sacchetta, no dia 21 de março. O cineclube acontece toda terceira quarta-feira do mês, às 19h, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.

Na semana da mulher, de 7 a 14 de março de 2016, uma van-estúdio parou em nove locais de São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo era coletar depoimentos de mulheres vítimas de qualquer tipo de assédio. Ao todo, 140 decidiram falar. Foram ouvidos relatos de mulheres de 14 a 85 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades, com diferenças e semelhanças na violência que acontece todos os dias e pode se dar dentro de casa, em um beco escuro ou no meio da rua, à luz do dia. O documentário traz uma amostra significativa dos depoimentos, 26 deles, dados sem qualquer tipo de interlocução ou entrevista.  O filme participou de diversos festivais de cinema, entre eles, o 49º Festival de Brasília, o 24º Festival Mixbrasil e a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Após a sessão haverá debate com Andrea Menezes Gonçalves, médica ginecologista e obstetra, colaboradora do setor DST da UFF e apoiadora de diversos projetos ligados à saúde da mulher, empoderamento feminino e igualdade racial, e Jaçanã Lima Bouças, conselheira do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Niterói e coordenadora do Centro Pop Niterói – SASDH Niterói.

O cineclube é uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, por meio do Núcleo de Produção Digital Niterói (NPD), o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes. Nesta edição teremos também a parceira do CODIM – Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres e do CEPPIR – Coordenação Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói.

Página do Cine Nikiti no Facebook: https://www.facebook.com/cinenikiti

Site do filme: https://precisamosfalardoassedio.com

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=-Bl5jSsYuRI&t=27s

Ficha Técnica:
Direção: Paula Sacchetta
Duração: 80 min
Produção/Ano: Brasil/2016
Classificação Indicativa: 12 anos