Categorias
NOVIDADES

CIDADE Cidade ganhará mais duas UMEIs em 2015

Imagem 124A rede municipal de ensino de Niterói vai ganhar mais duas Unidades de Educação Infantil (UMEI), no início de 2015. As duas escolas serão inauguradas, nas comunidades de Matapaca, na região de Pendotiba, e Teixeira de Freitas, no Fonseca, na zona norte.

As unidades fazem parte do programa Mais Infância, lançado pelo prefeitura, e que visa à ampliação do número de vagas e a qualificação da Educação infantil. O programa, que  conta com recursos do governo federal através do programa Brasil Carinhoso, está sendo implementado através de três ações distintas:  estatização de creches comunitárias, municipalização de escolas estaduais e construção de novas unidades.

O processo de licitação para a escolha da empresa construtora já foi publicado pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). As novas UMEIs terão capacidade para atender 150 alunos cada uma, dos três aos cinco anos, em horário integral.

As duas novas escolas terão o mesmo projeto arquitetônico que prevê sistema de aquecimento solar e reutilização da água da chuva. Além de climatizadas, as instalações vão contar com rampa para permitir a acessibilidade de alunos com deficiência, sete sala aulas, sala de recursos, sala multimeios, além de outras dependências.

“Essas duas novas UMEIs fazem parte do programa Mais Infância que está sendo implementado pelo prefeito Rodrigo Neves. Além de contribuir para a ampliação das oportunidades educacionais, o pré-escolar é importante no desenvolvimento cognitivo e físico das crianças.”, disse a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros.

Em 15 meses de governo já foram entregues oito creches: Marilza Medina e Maria José Mansur Barbosa (Fonseca), Zilda Arns (Caramujo), Áurea Trindade (Itaipu), Geraldo Bezerra de Menezes (Santa Rosa) Vinicius de Moraes (Sapê), Lizete Maciel (Jacaré) e Almir Garcia (Maceió). Com os dois novos equipamentos, serão 10 UMEIs inauguradas pela atual gestão.