Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Charitas: mudanças no trânsito a pedido de moradores

Mesmo após a abertura do túnel Charitas-Cafubá, o trânsito na região de São Francisco e Charitas, ainda passa por mudanças e adaptações. A última mudança foi no fluxo da Rua Madre Maria Vitória, que era uma via de mão dupla, e agora passa a ser mão única de circulação, com estacionamento permitido.

A Rua Madre Maria Vitória é perpendicular à Avenida Prefeito Silvio Picanço e faz ligação entre São Francisco e Charitas, ficando entre a Rua Eurico Manoel do Carmo e a Praia. De acordo com a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), a alteração foi feita para atender um pedido da população. Segundo o vereador Leandro Portugal (PV), a medida foi uma reivindicação dos moradores do bairro, representados por síndicos dos condomínios: “Nos reunimos com os síndicos algumas vezes, e entre as diversas medidas solicitadas para a área, esta alteração de via era uma das principais. Agradeço à NITTRANS e também à Seconser por estarem atendendo a uma série de indicações legislativas protocoladas pelo nosso mandato. Como podem ver, fizemos esta no começo de junho e já foi atendida! Em breve, teremos ainda mais melhorias em Charitas e toda a região”.

Desde maio, quando o túnel Charitas-Cafubá foi aberto ao trânsito de veículos, a região vem passando por alterações a fim de diminuir os impactos no fluxo da Zona Sul. No trecho da Avenida Quintino Bocaiúva, entre a Avenida Rui Barbosa e a Avenida Presidente Roosevelt, ou seja, efetivamente na orla da Praia de São Francisco, o estacionamento foi proibido entre 5h e 10h, sentido Icaraí.

A linha de ônibus 52 (Itaipu x Baldeador) passou a ter trajeto passando pelo túnel, assim como os coletivos da viação 1001. As linhas 62B, 17 e 33 passaram a ter ponto de embarque e desembarque na Avenida Prefeito Silvio Picanço, os coletivos 38B e 39B passaram a poder pegar e deixar passageiros em frente à Estação Hidroviária de Charitas. Em novembro do ano passado, todo o trânsito em São Francisco passou por mudanças, com alterações em pontos de ônibus e novos sentidos de circulação.

Ainda segundo o vereador, a organização e mobilização dos moradores é fundamental para se conseguir intervenções junto ao poder público. “Essas reuniões com os moradores, como temos feito por diversas localidades da cidade, nos mostram o quão importante é a reivindicação popular. De forma organizada, conseguimos fiscalizar e acompanhar uma série de medidas que devem ser tomadas, em benefício do cidadão. É dever do vereador intervir, fiscalizar e acompanhar as demandas, e para isto, nosso mandato está sempre à disposição de todos da cidade!”.