Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS CCR Barcas abre 79 lojas em Niterói e desiste de ampliar área de embarque

A segunda parte da Estação Arariboia das barcas, que deveria ter sido entregue em 2014, ficará pronta no mês que vem e abrirá as portas em março. Mas, ao invés de ser uma ampliação para o espaço dos passageiros, a CCR Barcas vai instalar no lugar um shopping com 79 lojas (tipo box). O empreendimento já está totalmente vendido. O projeto original dobraria a capacidade de passageiros, para oito mil.

A CCR pediu autorização à Agetransp e à Secretaria estadual de Transportes para modificar a finalidade do espaço. Os dois órgãos acataram o pedido com base na análise do número de passageiros atuais, que é atendido plenamente com o espaço hoje disponibilizado. Mas, de acordo com a secretaria, caso a demanda de passageiros aumente a ponto de justificar uma ampliação, o empreendimento será desmobilizado imediatamente, sem nenhum custo adicional para o poder público.

Os usuários reclamam que o espaço poderia ser utilizado para colocar novos equipamentos de recarga dos bilhetes.

Para defender o projeto, a concessionária do serviço garante que a receita do aluguel do espaço será levado em conta para reduzir os aumentos de tarifas. O reajuste que entrará em vigor no dia 12 de fevereiro, no entanto, foi aprovado no ano passado, sem a receita extra. O preço da travessia Rio-Niterói subirá de R$ 5,60 para R$ 5,90. O impacto do valor do aluguel só deve ser sentido pelos passageiros em 2018.

A CCR Barcas não informou quanto arrecadará com o aluguel do espaço. A Secretaria estadual de Transportes frisou que a renda extra será benéfica, sendo parte das receitas revertida para a melhoria da qualidade do serviço, colaborando para o equilíbrio econômico e financeiro da concessão, além de reduzir futuros acréscimos nas tarifas.