Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Castramóvel de Niterói completa primeira semana de atendimentos

O tão esperado castramóvel de Niterói completa sua primeira semana de atendimentos. O bairro Caramujo, Zona Norte, foi o primeiro a receber a novidade. As 100 vagas disponibilizadas para a castração de cachorros e gatos foram ocupadas logo nos primeiros dias de inscrições.

O veículo ficará por mais uma semana no Caramujo, finalizando as castrações já agendadas, e a partir do dia 26 seguirá para o Engenho do Mato. Até o momento ainda não foi divulgada a data de início das inscrições para o bairro.

Para o vereador Leandro Portugal, parlamentar responsável por viabilizar o projeto no âmbito da Câmara, a iniciativa é de extrema importância para a saúde dos pets e diminuição do número de animais abandonados em Niterói:

“O Castramóvel é uma grande vitória do meu mandato, que trabalhou muito para que a unidade móvel saísse do papel juntamente com a Prefeitura de Niterói. Com o atendimento do primeiro bairro, o Caramujo, já começamos a ajudar bastantes animais que necessitavam da castração. É importante que a nossa população saiba que a castração evita não só a gravidez como doenças que podem ser fatais aos pets. Além de residir consideravelmente o número de animais abandonados por Niterói. É com orgulho que hoje digo que a causa animal venceu esta batalha”, conta o vereador.

O Castramóvel de Niterói conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e da Universidade Federal Fluminense (UFF). O veículo tem salas de preparação, de cirurgia e pós-cirurgia, e uma equipe de quatro veterinários, um anestesista e técnicos.

Para participar do projeto é preciso que o animal tenha mais de quatro meses e menos do que seis anos, menos de 20 quilos, não ser obeso ou extremamente magro, não ser braquiocefálico (cães das raças Pug, Buldogue, Shitzu, Boxer). Também não será realizada castração em gatos persas ou de raças exóticas.