Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Câmara de Niterói homenageia movimento escoteiro

Nesta sexta-feira, 14 de junho, a Câmara Municipal de Niterói realiza sessão solene em homenagem aos 102 anos do movimento escoteiro em Niterói. Pelo terceiro ano consecutivo, a cerimônia será presidida pelo vereador Bruno Lessa (PSDB).

“É sempre uma honra presidir este evento que marca a chegada do escotismo em Niterói. É um movimento pelo qual tenho grande admiração, principalmente, por seus valores e trabalhos desenvolvidos com crianças e adolescentes. O escotismo é sinônimo de união, perseverança e crença de um mundo melhor”, define Bruno Lessa, que é autor da Lei 3.344/2018 que tombou o escotismo como patrimônio imaterial de Niterói.

A história do movimento 

A história dos escoteiros em Niterói é marcada pela preservação ambiental e atuação em tragédias naturais. Em abril de 2010, após as chuvas que castigaram a cidade, os escoteiros se uniram aos bombeiros para ajudar no resgate de feridos e desabrigados no Morro do Bumba, no bairro do Viçoso Jardim. Arrecadaram ainda muitos mantimentos para os desabrigados. Em 2008, distribuíram panfletos e cartilhas de prevenção à dengue. Em 1996, junto com a Associação de Moradores da Ponta da Areia, plantaram mudas de árvores nativas de Mata Atlântica no Morro da Armação, terminando com os incêndios na área.

Em 1961, participaram, como voluntários no Hospital Antônio Pedro na ajuda aos feridos do incêndio do Gran Circus. O movimento foi fundado em 17 de novembro de 1917, em Niterói, com apoio dos poetas Olavo Bilac e Alberto Oliveira (um dos fundadores da Academia Fluminense de Letras). Foi no bairro da Engenhoca que surgiu o pioneiro Grupo de Escoteiros de Nictheroy, com dois chefes e nove jovens na idade de 10 a 17 anos. Bilac é o patrono do escotismo nacional.

No Brasil, chegou em 1910 por meio de marinheiros e oficiais que trouxeram uniformes escoteiros. No dia 14 de junho daquele ano, numa casa no bairro carioca do Catumbi, reuniram-se os primeiros escoteiros, que fundaram o Centro de Boys Scouts do Brasil.

O movimento foi fundado no mundo em 1907 pelo ex-general inglês Robert Baden-Powell, após ele afastar-se do Exército. Aproveitou técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar, então, um movimento educacional.

SERVIÇO SESSÃO SOLENE
Dia: 14 de junho de 2019 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Plenário da Câmara Municipal de Niterói (Avenida Amaral Peixoto 625, Centro)

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>