fbpx
Acesse nossas Mídias

Notícias

Biblioteca Pública de Niterói lança campanha “Paixão de Ler” para novembro

Compartilhe

A Biblioteca Pública de Niterói abre o mês de novembro com a campanha “Paixão de ler”. Nos dias 06, 09, 13, 16, 20, 23, 27 e 30 (terças e sextas) acontecerá, dentre outras atividades, rodas de leitura, leituras dramatizadas e palestra sobre Energia Solar. Veja a programação completa da BPN:

Era uma vez na BPN
11h / 15h – gratuito
Contação de história (leitura e interpretação) de livros do acervo da Ludoteca.
Atividade realizada todas as terças e sextas-feiras, às 11h e às 15h.

07 de novembro (quarta)

Palestra “Energia Solar”, com Mauro Lerer
18h às 19h30 – gratuito
A forma mais simples de aproveitar o sol é usar o calor para aquecer água ou ar. Uma conversa sobre a disseminação do uso da energia solar no Brasil e como construir um aquecedor solar de baixo custo, com Mauro Lerer, Engenheiro pós-graduado em Meio Ambiente, monitor da Sociedade do Sol. Leia mais aqui: http://www.sociedadedosol.org.br/

Roda de leitura – A leitura do texto literário
17h às 19h – gratuito
A oficina pretende discutir a prática de leitura em relação ao texto literário, visto que sua presença na escola é tida como uma disciplina sujeita a avaliações interpretativas muitas vezes fechadas, culminando em um afastamento do aluno (leitor ou não) da possibilidade de outras leituras. Finalizaremos a oficina com uma produção textual.

13 de novembro (terça)

Roda de leitura – Encontro com a obra de Dalton Trevisan
14:30 – gratuito
A oficina consiste em quatro encontros dedicados à leitura de texto de Dalton Trevisan. Neste encontro será feita a leitura do texto “Uma vela para Dário”.

14 de novembro (quarta)

Dia Mundial do Diabetes
10h às 14h – gratuitos
A Fundação Municipal de Saúde de Niterói, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e outros parceiros, promoverá um evento comemorativo na Praça da República, das 9h às 14h, com tendas de atendimento e orientação ao público a respeito da educação em saúde. A Biblioteca Pública de Niterói exibirá vídeos sobre o tema na Sala Audiovisual.

20 de novembro (terça)

Roda de leitura – Encontro com a obra de Guimarães Rosa
14:30 – gratuito
A oficina consiste em quatro encontros dedicados à leitura de texto de Guimarães Rosa. Neste encontro será feita a leitura do texto “O cavalo que bebia cerveja”.

Leitura Dramatizada
15h – gratuito
Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, haverá a leitura do texto “O Moleque”, de Lima Barreto, com interpretação de Valéria Kubis. No espaço Café Paris, local usado para pequenas intervenções literárias com performances poéticas, teatrais ou musicais.

22 de novembro (quinta)

Leitura Dramatizada
15h – gratuito
Para comemorar o aniversário da cidade de Niterói, será feita a leitura de haicais de Luís Antônio Pimentel e de um trecho da obra Nictheroy, essa doida balzaka, de Luiz Antonio Melo, com interpretação de Cláudia Conceição e Jozilene Sousa. No espaço Café Paris, local usado para pequenas intervenções literárias com performances poéticas, teatrais ou musicais.

27 de novembro (terça)

Roda de leitura – Encontro com a obra de Dalton Trevisan
14:30 – gratuito
A oficina consiste em quatro encontros dedicados à leitura de texto de Dalton Trevisan. Neste encontro será feita a leitura do texto “O maior tarado da cidade”.

Espetáculo Teatral – Histórias do livro “Bibliotecas do Mundo”
14h – gratuito
Montagem das histórias do livro “Bibliotecas do Mundo”. É um espetáculo de quadros com vários adereços gigantes. A direção esta com Augusto Pessoa, diretor premiado, autor de livros infantis e contador de histórias. Na encenação quatro atores utilizam adereços para contar a história das mais importantes bibliotecas do mundo.
Uma apresentação com muita música, bastante colorida e alegre que vai encantar crianças de todas as idades!!!
Lotação limitada.

30 de novembro (sexta)

Oficina Poesia no Barbante
16h – gratuito

A poesia está presente em nosso cotidiano. No entanto, o fazer poético ainda é visto como uma prática elitizada, intelectualizada, de forma que muitas pessoas não se sentem instigadas a se aventurarem pelos fascinantes caminhos da arte. A oficina se propõe a oferecer uma dinâmica para os amantes de poesia e para aqueles que têm curiosidade de conhecer mais desse universo literário. A oficina acontecerá toda última sexta-feira de cada mês. Inscrições pelo e-mail: [email protected]rj.gov.br. A partir dos 14 anos.

Visitas guiadas: A Biblioteca Pública de Niterói recebe grupos previamente agendados. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]rj.gov.br. A Biblioteca Pública de Niterói fica na Praça da República, s/nº, Centro – Niterói. Outras informações: Telefone. 3601-1956. Entrada franca.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?