Atrações virtuais no Solar do Jambeiro
O Solar do Jambeiro oferece durante todo o mês de maio uma programação especial para os que amam cultura. Para participar da programação, que será transmitida pela plataforma Meet, é necessário se inscrever através dos links divulgados nas redes @solardojambeiro. (www.instagram.com/solardojambeiro)
Confira a programação:
8 de maio, às 18h – ‘A Arte de Governar a si Mesmo’, um solo narrativo em que se dá voz às palavras do Mestre Hakim Sanai, poeta persa do século XII.
11 de maio, às 18h – ‘Você Sabia?’, um quadro que vai contar curiosidades sobre a história do Solar, criando reflexões e estabelecendo pontes com manifestações artísticas que por ele passaram.
14 de maio, às 18h30 – ‘Sextou Cultural com Sol de Paula – celebração cultura negra’ um encontro para celebrar a abolição da escravatura, com artistas negros para tratar da cultura que compõe a identidade nacional.
17 de maio, às 18h – ‘Papo à Live: Cilênio Peres e Júlio São Paio’, um quadro onde músicos e compositores da cidade de Niterói falam de suas carreiras e do atual momento profissional que se apresenta na área cultural. Em uma conversa informal, os convidados Cilênio Peres e Júlio São Paio batem um papo durante cinquenta minutos.
18 de maio, às 18h – ‘Curta Solar: Dia da Luta Antimanicomial’, onde é comemorado o Dia da Luta Antimanicomial. O movimento pela reforma psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, na redemocratização do país e, hoje, será recordada a importância dessa luta. Para isso será exibido um curta, em parceria com a Niterói Filmes.
20 de maio, às 18h – ‘Feliz 20 anos, Jambeiro #tbt’. O dia será para recordar as contribuições que o Solar já proporcionou para a sociedade niteroiense, em seus 20 anos de centro cultural.
25 de maio – Será repetido o ‘Você Sabia?’ para contar curiosidades acerca da história do Solar, criando reflexões e estabelecendo pontes com manifestações artísticas que por ele passaram.
28 de maio, às 18h – ‘Encontro Literário: Chiquinha Gonzaga’. O Encontro Literário reúne poetas para dialogarem sobre suas obras, em parceria com a rede de bibliotecas populares. Neste mês, a homenageada será Chiquinha Gonzaga, mulher, pianista, maestria, compositora e primeira mulher negra a reger uma orquestra no Brasil.
Créditos da foto: Leonardo Martins (www.flickr.com/photos/leonardomartins/15702479814)