Acesse nossas Mídias
campanha combate coronavirus

Agenda

“Arlequim, servidor de dois amos”, de Carlo Goldoni

Compartilhe

1309_flyer  O Teatro de Municipal de Niterói, em pareceria com a Atacen, dá inicio, na terça-feira, 31 de março de 2015, às 19h, à sétima temporada do Ciclo de Leitura Dramatizada, com o texto “Arlequim, servidor de dois amos”, de Carlo Goldoni. Com direção de Willy Roessler, o texto retrata as confusões criadas por Arlequim, um criado que, para viver e comer melhor, trabalha, ao mesmo tempo, sem que um saiba do outro, para dois patrões (Beatriz e Florindo) hospedados no hotel do Sr. Briguella.

Nosso “servidor de dois amos”, se utiliza de todas as artimanhas possíveis para resolver problemas “matrimoniais” por assim dizer, em que dois casais se encontram cercados, num antro de acordos e desacordos que envolvem as famílias dos envolvidos. E como é de praxe, do papel o qual lhe é atribuído, o criado se vê na obrigação de comandar por meio de suas “cordas”, as marionetes humanas e seus destinos.

O autor Carlo Goldoni escrevia melodramas e textos para commedia dell’arte, gênero bem a gosto do século XVI, mas começou a alimentar ideias sobre a renovação do teatro cômico italiano. Os “canovacci” eram roteiros básicos que limitavam-se a um esboço da peça e a indicação, de maneira concisa, dos jogos cênicos. Goldoni sabia que a commedia dell’arte estava desgastada e que o publico, cada vez mais, se via atraído sobretudo pelos grandes atores.

Quando abriu a temporada de 1738, com a peça “Momolo Cortesão” (Il Momolo cortesan), Goldoni experimentou uma significativa mudança; as falas do personagem principal eram totalmente redigidas. Na sequência, “Arlequim, servidor de dois amos” (Il servitore di due padroni, 1745), foi o primeiro texto de Goldoni totalmente escrito, contrapondo à tradição bufa da commedia dell’arte, mas apoiado em seus personagens de individualidade rica e situações inspiradas em seu meio social. Para Goldoni, o teatro devia se aproximar do mundo, revelar seus vícios e virtudes sem esquecer sua função exemplar.

Serviço
“Arlequim, servidor de dois amos”, de Carlo Goldoni
VII Ciclo de Leitura Dramatizada
Data: Terça-feira, 31 de março de 2015
Horário: 19h
Duração: 80 minutos
Ingresso: Gratuito (Distribuição de 250 senhas 30 minutos antes do início do espetáculo)
Classificação: 12 anos
Teatro Municipal de Niterói  Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Agenda

Topo