Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Apenas 4 escolas da rede municipal de Niterói possuem laudo aprovado contra incêndio

Documento assinado em maio desse ano, por Fernando Soares, responsável pela Diretoria de Supervisão de Obras da Fundação Municipal de Educação (FME) mostra que apenas quatro escolas da rede municipal de Niterói têm laudo contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Das 92 escolas municipais que existem na cidade, onde cerca de 31 mil alunos estão matriculados, apenas as unidades Zilda Arns (Caramujo), Governador Eduardo Campos (Maria Paula), Nina Rita Torres (Piratininga) e Dario Castello (Itaipu) foram aprovadas.

O documento é uma resposta ao ofício protocolado na FME pelo vereador Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal. O vereador diz que vai propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ao Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) caso a prefeitura não regularize a situação.

Em nota a Secretaria Municipal de Educação informou que há um processo aberto na FME para contratação de empresa para regularização das 88 unidades junto ao Corpo de Bombeiros, além de criação em conjunto com a Defesa Civil de um plano de emergência para as escolas.

Dentre as medidas de segurança exigidas por lei para que imóveis obtenham o certificado de aprovação dos bombeiros estão a existência de extintores e caixas de incêndio, iluminação e sinalização de segurança, e portas corta-fogo em conformidade com as condições arquitetônicas de cada escola.

Casos

Segundo Diretora do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe) em Niterói, no último dia 12, após manifestações onde atearam fogo em ônibus na Avenida Rui Barbosa, alunos e professores da Escola Municipal Helena Antipoff precisaram se proteger nos fundos da escola por causa da fumaça que se alastrou pela unidade devido a falta de uma saída de emergência.

Outra situação aconteceu na Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga. No final do ano passado um curto-circuito nas instalações elétricas da cozinha deixou várias crianças sem aula.

FONTE: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/em-niteroi-apenas-quatro-escolas-municipais-tem-aval-do-corpo-de-bombeiros-23918174