Categorias
NOVIDADES

81ª DP é inaugurada em Itaipu

delegacia_itaipuA 81ª Delegacia Legal (DP) de Itaipu finalmente foi inaugurada. Na última quinta-feira, 12, o prefeito da cidade, Rodrigo Neves, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, estiveram no local para a apresentação da unidade.

Com a nova 81ª DP, todos os cinco distritos policiais da cidade (os outros  são  76ª, 77ª, 78ª e 79ª) estarão interligados ao sistema de delegacia legal  podendo ter acesso, via online, de todas as ocorrências da cidade. Trinta policiais vão trabalhar na nova unidade, que será toda informatizada e sem carceragem.

A nova delegacia contará ainda com setores de investigação, duas salas de custódia e uma de escuta, copa, sanitários e instalações adaptadas a portadores de necessidades especiais. Na unidade, o público será atendido por profissionais experientes nas áreas de Serviço Social e Psicologia.

Em seu discurso, Rodrigo Neves disse que a nova 81ª DP é uma grande conquista para Niterói e falou sobre outros investimentos na área de segurança.

“É uma grande vitória para Niterói que tem agora todas as delegacias integradas ao sistema de delegacia legal. Com a nova 81ª DP inaugurada, vamos iniciar um grande investimento que é a construção do Centro de Comando Integrado de Segurança Pública que vai integrar todas as polícias e a Guarda Municipal e terá 400 câmeras que vão monitorar todos os bairros. E esse centro ficará na Região Oceânica, em um prédio inteligente. Com isso, tenho certeza que vamos dar a nossa contribuição para reduzir os índices criminais”, 1757731disse o prefeito, que confirmou outras duas parcerias com o governo estadual. Uma delas foi a assinatura de um convênio para a cessão de um terreno na Região Oceânica para a construção da nova sede do Detran na cidade, que terá serviços de vistoria, emissão de carteiras de identidade e de motorista.

Já o governador Sérgio Cabral delcarou que a nova delegacia trará mais dignidade aos policiais e serviços públicos de qualidade para Niterói.

“Uma delegacia como essa traz dignidade. A pessoa quando vai lá recebe outro tipo de atendimento, para o policial é outro nível de trabalho. Sem falar que ela pode ajudar a baixar os índices de criminalidade e enfrentar o problema da violência. Tenho certeza de que Niterói, que possui um dos maiores IDHs do Brasil, vai ter mais serviços públicos de qualidade”, disse ele, acrescentando que o município vai ganhar também uma sede da Delegacia de Homicídios, nos moldes da existente no Rio de Janeiro que, segundo ele, vai intensificar o combate ao sentimento de impunidade.

Bairro Novo –  O vice-governador Luiz Fernando destacou que, a partir da próxima semana, iniciará as obras de drenagem e pavimentação de ruas da Região Oceânica, através do programa Bairro Novo, que terá investimentos de cerca de R$ 80,9 milhões.

O prefeito assinou também com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, um convênio que vai permitir que a administração municipal faça investimentos no Horto Botânico do Fonseca.