Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS 6 Fortes de Niterói que você não pode deixar de conhecer

O Brasil possui muitos lugares históricos e que hoje viraram pontos turísticos, bastante conhecidos por muitas pessoas. Cada estado possui sua beleza incomparável e uma sempre mais encantadora do que a outra.

São lugares que possuem desde encantos naturais até os formados por mãos humanas. Entre esses lugares que merecem uma visita, estão os Fortes de Niterói que encantam a todos por suas construções e beleza ao redor.

Sem contar nas histórias que carregam há centenas de anos. Quer descobri-los? Confira a lista!

Ao todo são 6 Fortes de Niterói que você não pode deixar de conhecer. Veja um pouco mais sobre cada um deles antes de se aventurar em uma viagem rumo ao desconhecido e aproveite para saber um pouco de suas histórias. Aproveite para apreciar o pôr-do-sol de lá!

Conhecendo os Fortes de Niterói

1 – Forte São Luiz e do Pico

A construção foi feita em 1715 e a sua fundação foi somente em 1775. Atualmente, das ruínas deste belo forte é onde podemos contemplar umas das mais belas paisagens de Niterói e da cidade do Rio de Janeiro.

2 – Forte da Boa Vigem

Tendo a mesma função dos demais Fortes. O Forte da Boa Viagem servia para vigiar e proteger a Baía de Guanabara quando foi erguido no século XVII. Em 1810, o Forte passou a ser usado para abrigar pessoas com epidemias e doenças contagiosas. Só foi usando novamente após seu segundo abandono, durante a Primeira Guerra, onde combatentes ficavam em defesa ao Porto.

3 – Forte Imbuí

Essa construção foi feita no final do século XIX, era conhecido por ser um requintado Hotel de Trânsito dos Oficiais e já teve hospedado em seus quartos ilustres e famosos visitantes do exterior e do Brasil. Fica localizado no interior do Forte Rio Branco e possui ao seu redor uma natureza incrivelmente admirável.

4 – Forte Barão do Rio Branco

Este Forte também foi criado em 1555, mas com a intenção de ser um observatório. Após a expulsão francesa em 1567, ele foi transformado em bateria e fortemente armado, já que era lugar onde abrigava as primeiras bocas de fogo.

5 – Fortaleza de Santa Cruz

Localizada estrategicamente no começo da Baía de Guanabara, foi o primeiro Forte a ser erguido por volta de 1555, na época da invasão dos franceses. Após os franceses serem expulsos do local, Portugal foi edificando e fazendo melhorias no Forte. Ali podemos encontrar 41 casamatas que são distribuídas em 2 andares onde ficam armazenados canhões que possuem séculos de vida.

Outras coisas que podem ser encontradas lá e que chamam muito a atenção dos turistas é a capela de santa Bárbara que está datada do século XVII, um relógio do sol e uma paisagem de tirar o fôlego.

6 – Forte de Gragoatá

Esse Forte foi construído em uma praia maravilhosa entre os séculos XVII e XVIII, com praticamente o mesmo motivo dos demais Fortes. O intuito também era o de oferecer proteção e guardar a linda entrada da Baía de Guanabara.

Os Fortes de Niterói são lugares fantásticos para passear e se divertir. Não os deixe de fora da sua lista de turismo pela região!

 

 

Por: Andréia Silveira, autora do site SeguroViagem.org