fbpx
Acesse nossas Mídias

Notícias

30 porcos capturados no Cubango

Compartilhe

Os moradores do Morro do Serrão e adjacências, no bairro do Cubango, não escondem a satisfação com a intervenção do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), da Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), que desde o dia 24, já capturou 30 porcos selvagens da localidade. Os próprios moradores solicitaram a operação, em virtude do medo que tinham em transitar pelas vielas do morro, sob ameaça de serem atacados pelos animais.

 A retirada dos porcos contou com 18 profissionais envolvidos, entre funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Vigilância Sanitária; da Patrulha Ambiental, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e de laçadores do Curral de Itaboraí, empresa que firmou convênio com a Prefeitura de Niterói ano passado. A operação teve início às 10 horas da manhã e só terminou às 18 horas, em função da agressividade dos animais, o que exigiu um cuidado ainda maior dos laçadores e de toda equipe.

De acordo com o Chefe do CCZ, Fábio Villas-Boas, os animais viviam no meio do mato e, possivelmente alguém tentou criar alguns deles e, sem condição de alimentá-los, soltou-os no ambiente. Como se multiplicam rapidamente, eles foram à busca de comida nos lixos espalhados nos morros e ruas adjacentes. Para ele, a captura alivia o transtorno causado, não só no Morro do Serrão como nas ruas Noronha Torrezão, 22 de Novembro e Carlos Maximiano. Ele acredita que existam ainda mais desses animais em outros morros próximos, como o da Boa Vista, e nos bairros de Fátima e São Lourenço.

Até agora, o CCZ já capturou mais de 500 animais, entre porcos, cavalos e até uma vaca, em várias ruas de diversos bairros de Niterói, como Icaraí, Santa Rosa, Pé Pequeno, Fonseca e Ingá. Eles são levados para o curral. Se durante 10 dias, os animais não forem resgatados pelos possíveis proprietários, eles serão tratados e vermifugados e, após quarentena, poderão ir a leilão.

(Prefeitura de Niterói)

 


Compartilhe
Continuar Lendo

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?