Categorias
NOVIDADES

EVENTOS UFF Debate Brasil

Serviço:
UFF Debate Brasil

A VEZ E A VOZ DOS COLETIVOS URBANOS
22 de setembro, Terça-feira, às 19h
Local: Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias 9, 24220-900 Niterói
Entrada Franca

Dani Francisco
Email: [email protected]
Telefone: 21 2772.6136 | 98461.1284
Carlos Meijueiro
Email: [email protected]
Telefone: 994003510
Dudu de Morro Agudo
Email: [email protected]
Telefone: 9.6408-1913
Leonardo Guelman (Mediador)
Email: [email protected]
Telefone: 97529-3459

Neste mês de setembro, em que o Centro de Artes da UFF promove um grande encontro em torno da temática das Interculturalidades, estão convidados para o UFF Debate Brasil jovens de coletivos urbanos que têm atuado de forma potente nas disputas pelo direito à cidade, pela promoção da cultura descentralizada e democrática e pela afirmação de territórios historicamente estigmatizados.

Os coletivos urbanos, seja no formato de redes colaborativas, movimentos ou instituições plurais, têm crescido na última década, em que se aceleraram, no Rio de Janeiro e no mundo, processos de gentrificação, especulação imobiliária e transformação do tecido das cidades. Tais mobilizações e ações criativas, na maior parte das vezes conduzidas por jovens de regiões enxergadas como periféricas, mostram como é possível fazer cultura de forma democrática e plural.

Dudu de Morro Agudo, da rede Enraizados, Dani Francisco, da Terreiro de Ideias e Carlos Meijueiro, do Norte Comum, com a mediação do professor Leonardo Guelman, da UFF,vão colocar em discussão o direito à cidade, o papel da cultura, a necessidade de democratização das políticas culturais e a diversidade das ações que os coletivos urbanos promovem. Vamos debater, ainda, qual o lugar das juventudes no projeto de uma cidade e de um país melhores, a questão do estigma e do preconceito e a necessidade de envolvermos a universidade neste processo. E abordar como as novas tecnologias, em especial a Internet, têm sido fundamentais para esta revolução cotidiana.