Categorias

Rodrigo Neves e Eduardo Paes assinam termo de cooperação entre os municípios

Rodrigo-Neves-e-Eduardo-Paes
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinara, na última terça-feira, 19, um termo de cooperação entre os dois municípios para as áreas de saúde, turismo, revitalização urbana e meio-ambiente (parques e ciclovias).

“Hoje é um momento histórico. Desde a fusão dos antigos estados do Rio e da Guanabara, não houve processo de planejamento integrado da região metropolitana. . Depois de quase 40 anos de fusão, é a primeira vez que os prefeitos das duas cidades se articulam, reúnem suas equipes. E essa integração entre as prefeituras do Rio e de Niterói é muito importante para a qualidade de vida da população. Tenho certeza que frutos e resultados desta ação conjunta vão se refletir em curto prazo”, disse Rodrigo Neves.

Pelo acordo, na área turística, a Prefeitura do Rio passará a divulgar Niterói em seus eventos e nas suas agendas. Além disso, em sua próxima revista bimestral, a prefeitura carioca destacará o Caminho Niemeyer e o roteiro dos fortes que incluirá a Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba.

Além disso, a parceria prevê a integração de Niterói às Olimpíadas de 2016. Niterói, segundo o prefeito Rodrigo Neves, vai realizar a aclimatação de atletas e delegações, bem como recepcionar visitantes que virão ao Rio para os Jogos.

“Uma de nossas prioridades é a integração de Niterói ao legado olímpico de 2016 que inclui nossa cidade na divulgação internacional do Rio. E essa parceria vai fazer com que os turistas fiquem mais um pouco no Rio e também visitem Niterói. É uma parceria do ganha ganha  “, afirmou Rodrigo Neves.

Na área de saúde, o termo de cooperação prevê ações integradas na regulação de leitos e troca de experiências na gestão de recursos humanos utilizando-se das novas ferramentas de contratação de pessoal.

Para o meio-ambiente, a parceria entre as duas cidades vai integrar o projeto “Niterói Bicicleta” ao programa de ciclovias da capital. Segundo Rodrigo Neves, será criado um roteiro comum entre as ciclovias das duas cidades.

E para o setor de urbanismo, o acordo tem como objetivo implementar um projeto de requalificação urbana da frente marítima de Niterói, que vai da Ponta da Areia até o Gragoatá, passando pelo Caminho Niemeyer. De acordo com o prefeito de Niterói, empresas já se mostraram interessadas na ideia.

Rodrigo Neves lembrou de outras parcerias com a prefeitura carioca.. Ele disse que o choque de gestão e o ajuste fiscal que vem promovendo na Prefeitura foram inspirados no modelo adotado por Eduardo Paes na capital. Citou ainda que, desde janeiro, Niterói possui uma cadeira no Centro de Operações do Rio e que, diariamente, recebe dados sobre a previsão meteorológica.

“Niterói indo bem, o Rio vai bem. O Rio indo bem, Niterói também vai bem. O Rio é o orgulho do Brasil e nós queremos pegar uma beiradinha”, afirmou.

O prefeito carioca, Eduardo Paes, afirmou que Niterói será fundamental para os grandes eventos internacionais que o Rio de Janeiro vai sediar nos próximos anos como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a Copa das Confederações, que acontecem este ano, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

“A Jornada Mundial da Juventude, por exemplo, vai trazer uma quantidade enorme de eventos à cidade. Eu tenho criado restrições e dito que o Rio não dá conta de vários eventos. Niterói tem papel importante em receber essas atividades paralelas”, disse Paes. Segundo Rodrigo Neves, são esperados até 250 mil jovens em Niterói durante a JMJ.

Paes disse que a parceria entre os prefeitos é fundamental para a solução de problemas comuns.

“Estamos fazendo um esforço concreto e objetivo que pode servir de inspiração para outros prefeitos da região metropolitana”, declarou Paes.

Sobre a parceria no turismo, Paes explicou que Niterói pode ser mais um destino para a rede hoteleira do Rio de Janeiro, o que vai fazer com que o turista passe mais uma noite na capital para conhecer Niterói.

Foto: Luciana Carneiro

Comments ( 2 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>