Notícias
Rede Municipal de educação entrará em greve nessa segunda-feira
Desde o início do mandato do prefeito Rodrigo Neves, em janeiro, a prefeitura e a Rede Municipal de Educação não se entendem. Cobrando melhorias, tanto em relação a valorização profissional, quanto de condições de trabalho, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE), de Niterói, anunciou greve de tempo indeterminado, a partir dessa segunda-feira, 09.
Para anunciar a manifestação, a entidade divulgou, nessa sexta-feira, 06, uma carta pública dizendo todos os motivos do protesto. Leia abaixo na íntegra:
“Há tempos, os profissionais da educação da Rede Municipal de Niterói estão em luta por melhorias na qualidade da educação pública. Dentre as reivindicações emergenciais, elencamos a valorização salarial, melhores condições de trabalho e melhorias no Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS);
Tentamos dialogar com o governo de Rodrigo Neves, desde o início de seu mandato. Porém, em nove meses, não obtivemos qualquer avanços no atendimento de nossa pauta. Sendo assim, após inúmeras tentativas, foi necessário ocupar o 6º andar do edifício da prefeitura, onde se localiza o gabinete do prefeito, para que ele agendasse uma audiência junto com sua equipe para atender os profissionais da rede educacional.
Ao invés de se posicionar concretamente sobre nossas reivindicações, o prefeito delegou a uma comissão a tarefa de negociar sobre o PCCS. A mesma manobra foi realizada pelo ex-prefeito, Jorge Roberto, que nos enrolou até o final de seu mandato. Mesmo assim, decidimos participar dessa comissão porque temos disposição ao diálogo, ao mesmo tempo em que continuamos com o fortalecimento de nossa mobilização, através de paralisações e assembléias.
Porém, diante da ausência e falta de posicionamento dos secretários designados por Rodrigo Neves, decidimos, na assembleia do dia 05/09, nos retirar dessa comissão e entrar em greve por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira, nove de setembro.
Decidimos promover mais um passo nesta luta, pois, como profissionais da educação, temos compromisso com a educação pública de qualidade. Para garanti-la, precisamos de valorização do nosso trabalho. ”
Atenciosamente,
SEPE – NITERÓI
