Categorias
NOVIDADES

Rato é flagrado em uma das Lojas Americanas de Niterói

Os ratos fazem a festa em uma filial das Lojas Americanas na Rua Gavião Peixoto, no bairro de Icaraí, em Niterói. Um fotógrafo amador que preferiu não se identificar flagrou um roedor sob as gôndolas, que estariam repletas de fezes do animal, inclusive sobre os produtos. A gerência da unidade afirma que os ratos migraram de uma obra que fica ao lado da loja, e que a desratização já foi providenciada.

A assessoria das Lojas Americanas afirmou que, assim que foi constatada a presença de ratos em uma obra ao lado da unidade, a gerência acionou o serviço de desratização, “que vem sendo realizada diariamente”. Os possíveis acessos dos roedores à loja também foram lacrados, de acordo com a nota da empresa.

A contaminação de alimentos por fezes ou urina de ratos pode causar disenterias, como a salmonelose, além de doenças mais sérias, como a leptospirose, afirma cartilha elaborada pela Gerência de Controle de Roedores da Comlurb, a companhia de limpeza urbana do Rio. Entre as recomendações para evitar infestação por roedores está a boa organização do ambiente, o que poderia evitar a formação de ‘ninheiras’, o armazenamento adequado dos alimentos e a separação do lixo.

A 300 metros da unidade da Gavião Peixoto, outra filial das Lojas Americanas parece não prezar por essas regras de prevenção. Apesar de não ter sido identificada a presença de ratos, o estabelecimento fica permanentemente bagunçado. Ele fotografou uma caçamba de lixo perdida no meio de caixas e produtos espalhados pelas gôndolas. A assessoria das Lojas Americanas disse que busca constantemente oferecer o melhor aos clientes, “primando pela limpeza, atendimento e correta apresentação das lojas”.