Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Programas serão prorrogados até março em Niterói

Foto: Bruno Eduardo Silva / Prefitura de Niterói

O prefeito Rodrigo Neves anunciou nesta terça-feira (08) em nas redes sociais que enviará ao legislativo municipal mensagens executivas, a pedido do prefeito eleito Axel Grael, para a prorrogação por três meses dos programas Renda Básica Temporária e Empresa Cidadã. Segundo o informe, o Renda Básica atende atualmente 50 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e o Empresa Cidadã é destinado ao pagamento de 12 mil funcionários de pequenas empresas da cidade. Os dois programas foram desenvolvidos pela Prefeitura de Niterói para mitigar os impactos sociais e econômicos da pandemia do coronavírus.

“Estou enviando nesta terça-feira (8) ao Legislativo municipal, essas duas mensagens executivas de prorrogação do Renda Básica Temporária e do Empresa Cidadã para que sejam sancionadas ainda neste mês de dezembro, o que possibilita que o prefeito eleito Axel Grael possa garantir o pagamento dos benefícios no início de janeiro como primeira medida de sua gestão. Fizemos, na minha administração, um planejamento financeiro e orçamentário de maneira que o prefeito eleito pudesse ter esses recursos assegurados no início do ano independente da arrecadação do próximo ano”, explicou Rodrigo Neves.

O prefeito eleito, Axel Grael, reforçou o compromisso de pagar o Renda Básica Temporária e o Empresa Cidadã até a chegada da vacina em 2021.

“O resultado expressivo que tivemos nas urnas é um reconhecimento da população ao ciclo de oito anos do governo Rodrigo Neves. É também um reconhecimento à qualidade da equipe que integrou essa gestão e em grande parte continuará conosco. Um time que foi fundamental para construir esse resultado e fazer de Niterói uma referência nacional”, disse Axel Grael. “Já estamos trabalhando nas primeiras medidas do próximo ano, em que vamos continuar priorizando o combate à pandemia e a retomada econômica. Estamos muito animados, com muita vontade e certeza que faremos a cidade continuar avançando”.

Renda Básica Temporária – A Prefeitura de Niterói paga um auxílio mensal de R$ 500 a cerca de 50 mil famílias incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal ou com filhos matriculados na rede municipal de ensino de Niterói. O pagamento é feito através de um cartão de compras, que pode ser utilizado no comércio da cidade.

Empresa Cidadã – O programa Empresa Cidadã apoia micro e pequenas empresas, clubes e entidades filantrópicas com até 40 empregados no pagamento de um salário mínimo mensal de até nove funcionários. Em contrapartida, as empresas não podem reduzir o número de postos de trabalho por até oito meses. São cerca de três mil empresas cadastradas no programa, beneficiando cerca de 12 mil empregados.