Notícias
Prepare o bolso: conta de luz vai ficar mais cara!
Reajuste médio para consumidores residenciais será de 6%
Os cerca de sete milhões de consumidores atendidos pelas concessionárias Light e Enel nos 92 municípios fluminenses já terão que contabilizar o aumento nas contas de luz já em vigor desde a última quarta-feira, 15 de março.
A revisão tarifária anual foi aprovada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e vai atingir cerca de 4 milhões de usuários residenciais e empresas em mais de 36 municípios.
Por tipo de consumidor, o reajuste médio da Enel RJ será de:
- + 6,01% para consumidores residenciais
- – 4,91% para consumidores conectados em alta tensão, como as grandes empresas
- + 6,18% para consumidores conectados em baixa tensão, como os pequenos negócios, exceto os consumidores residenciais
Segundo a Aneel, os custos da Enel RJ são maiores para atender os consumidores conectados em baixa tensão, por isso a diferença entre os dois grupos. Enquanto os consumidores da alta tensão terão queda na tarifa de energia, os consumidores em baixa tensão terão alta.
Também contribuiu para a diferença de reajuste entre os dois grupos o fim do desconto aos consumidores rurais, que fazem parte da baixa tensão.
O reajuste da Enel RJ foi feito a partir de um processo chamado “revisão tarifária periódica”, realizado, em média, a cada cinco anos. O objetivo é adequar o contrato para custear os investimentos e a operação.
Fonte: Agência Brasil