Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Prefeitura lança edital para construção do Sistema Cicloviário da Região Oceânica

Será definida no próximo dia 26 de junho a empresa responsável pelas obras de implantação do Sistema Cicloviário da Região Oceânica. A malha cicloviária terá 60 km, sendo 23km nessa primeira fase (Lote 1), que contempla os bairros Engenho do Mato, Jacaré, Maravista, Piratininga e Santo Antônio.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), nos próximos dias também será lançado o Plano de Incentivo à Mobilidade por Bicicleta, uma iniciativa para incentivar o uso da bicicleta durante a pandemia da covid-19.

A construção dos 23 km de ciclovia faz parte do Programa Região Oceânica Sustentável – PRO Sustentável, e do Programa Niterói de Bicicleta. Segundo o secretário Axel Grael, a malha cicloviária da Região Oceânica terá como via estruturante a Ciclovia TransLagunar, que ligará o Túnel Charitas-Cabubá (que possui ciclovias nas suas galerias, unindo as Praias da Baía com a Região Oceânica) às praias de Itaipu e Itacoatiara. Planejada com características funcionais, turísticas, de lazer e educacional, a TransLagunar passará por locais como o Parque Orla de Piratininga (POP), o entorno da Lagoa de Itaipu e as praias.

A elaboração deste projeto incluirá a realização de reuniões participativas com ciclistas da região. Segundo dados da Prefeitura de Niterói, com a parceria a Transporte Ativo, em 2015 passavam 880 bicicletas por dia na Avenida Amaral Peixoto, aumentando para 3449. Na Avenida Roberto Silveira o aumento foi de 1084 bicicletas por dia em 2015 para 4239 em 2019. Atualmente, são 45 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas.

Fonte: Jornal A Tribuna