fbpx
Acesse nossas Mídias
maternidade_alzira_reis_fachada

Notícias

Prefeitura inaugura Maternidade Municipal Alzira Reis, em Charitas

Compartilhe

Unidade terá capacidade para realizar 300 partos por mês

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou nesta quinta-feira (08/05) a nova Maternidade Municipal Alzira Reis, em Charitas, que passou por ampla reforma e modernização com aumento de 50% da capacidade de atendimento.

A previsão é de que, por mês, sejam 300 partos. O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A obra foi executada pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) com um investimento total da Prefeitura de Niterói de R$ 27 milhões. Ao todo, serão disponibilizados 28 leitos de internação, sendo 10 novos leitos destinados ao atendimento das gestantes em trabalho de parto.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que o novo Super Centro de Saúde de exames e especialidades, na Região Oceânica, vai ser uma referência.

“A Prefeitura desapropriou o prédio ontem. Será feito um cronograma. Posso dizer que Niterói terá todo o apoio do Ministério da Saúde neste esforço que estamos fazendo em função de um novo SUS que se reorganiza para garantir o atendimento adequado. Tenho certeza absoluta que o Super Centro vai ser uma grande referência com todo o apoio do Ministério da Saúde. Estou muito feliz de vir a Niterói inaugurar esta nova maternidade muito mais moderna”, pontuou Alexandre Padilha.

A partir do dia 19 de maio, começa a segunda fase do processo de transição da unidade, quando o atendimento na Maternidade Municipal Alzira Reis será ampliado, com a realização de alguns procedimentos.

A partir de 1º de junho, a expectativa é de que a unidade esteja 100% operante, com a completa desmobilização das equipes que hoje atuam no Huap.

Ampliação da maternidade

A Maternidade Alzira Reis conta com dois leitos de recuperação pós-anestésica e toda estrutura de apoio a partos cirúrgicos, assim como aos partos normais humanizados, com cinco novos ambientes planejados para a realização de pré-parto, parto e pós-parto no mesmo ambiente, além dos demais recursos de internação, com acolhimento familiar. Também há uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos.

O projeto contempla, ainda, melhorias nos ambientes de acolhimento das gestantes, com salas específicas para os exames de ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas; leitos de observação para avaliação da indicação de internação; além de ambientes planejados para estar de acompanhantes e para as atividades de apoio ao aleitamento.

Sustentabilidade

A edificação será referência em sustentabilidade, com implementação de elevadores eficientes, iluminação natural, reuso da água da chuva, acessibilidade com painéis adaptados para pessoas com déficit visual e sistema de controle por câmeras de segurança.


Fotos: Luciana Carneiro e Claudio Fernandes

Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?