Acesse nossas Mídias

Notícias

Prefeito sanciona lei que altera o nome da Rua Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo.

Rua Cel Moreira César - foto: Prefeitura

Prefeito sanciona lei que altera o nome da Rua Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo.

Compartilhe

Nesta sexta (14/05), o Prefeito de Niterói, Axel Grael sancionou a Lei 3588, que altera o nome da Rua Coronel Moreira César, uma das principais da cidade, para rua Ator Paulo Gustavo. A mudança foi feita a partir de uma consulta pública realizada logo após a morte do artista no dia 04/05, vítima de covid-19.

Segundo a Prefeitura, a consulta teve mais de 34.000 votos a favor da mudança, e foi realizada através do aplicativo da Prefeitura COLAB.

“Fiquei muito feliz com a aprovação, agora há pouco, na Câmara de Vereadores de Niterói, por 18 votos a 3, da mensagem que encaminhei propondo a mudança do nome da Rua Coronel Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo. Com esta homenagem, Niterói demonstra carinho, admiração e respeito por este artista que, em toda a sua trajetória, enalteceu nossa cidade com sua genialidade e talento”, disse o prefeito de Niterói, Axel Grael.

POLÊMICA

Uma vertente levantada por muitos internautas levanta a questão do porquê de tanta rapidez em prestar a homenagem, e afirma que trata-se de uma medida política, com intuito de apenas mudar o foco da homenagem principal, que seria através de algo ligado diretamente à cultura e arte.

Durante a votação do projeto na Câmara Municipal nesta quinta (13/05), algumas questões foram levantadas, como a dúvida em relação aos possíveis custos aos comerciantes e moradores, que poderiam ter que arcar com mudanças em documentações, contratos sociais, eventuais despesas com cartórios e burocracias, além de todo material já impresso com o nome da Rua Cel Moreira César.

Além disto, foi exposta a iniciativa do abaixo-assinado que está sendo feito em Icaraí, solicitando o cancelamento da troca do nome da tradicional rua da cidade, e realizando a homenagem ao humorista através da revitalização do antigo Cinema Icaraí, que levaria seu nome. O abaixo-assinado, segundo os organizadores, já conta com mais de 2.000 assinaturas, sendo todas de pessoas da região onde se encontra a rua.

POSSÍVEIS CUSTOS

Segundo denúncias enviadas para nossa redação, os custos podem ser altos para empresários e comércios já afetados pela pandemia, sendo de, no mínimo, R$ 600 para cada micro empresa, podendo ser mais alto para empresas maiores.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em seu site oficial, a Prefeitura publicou: “Nenhum dos processos municipais relativos à alteração do nome da rua, como alvarás, certidão de logradouro e averbação do novo nome, têm custos para moradores ou lojistas. Grande parte das solicitações poderá ser feita online. De acordo com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro, os cartórios não participam, em nenhum momento, da modificação do nome de rua e não haverá necessidade de troca ou substituição no cartório”.

Qual a sua opinião?

Deixe seu comentário e compartilhe este link
em suas redes sociais.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo