Notícias
Pacientes internados na UTI do Huap-UFF/Ebserh utilizam óculos de realidade virtual para tratamento
Pacientes internados na Unidade de Terapia intensiva do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense, vinculado à Rede Ebserh (Huap-UFF/Ebserh) estão recebendo um recurso terapêutico diferenciado, por meio de óculos de realidade virtual.
A ferramenta, que contribui para a reabilitação física e cognitiva, também auxilia no bem-estar emocional e até no controle da dor.
A iniciativa conta com a participação de fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, que avaliam os pacientes de acordo com suas necessidades.
O projeto que teve início nesse mês de outubro no Huap/Ebserh visa ser ampliado para outras unidades do hospital.
No Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), também vinculado à Rede Ebserh, um projeto de pesquisa sobre realidade virtual, de dois alunos da instituição, vem atendendo pacientes acamados. Inicialmente, a atividade foi testada apenas à noite, em uma enfermaria no final de 2021.
Com o sucesso do projeto de extensão, houve um aumento tanto por voluntários para auxiliar, quanto por pacientes. Atualmente, existe um cronograma na instituição em que são atendidos de dois a três pacientes por semana.
Cada usuário fica, em média, 30 minutos fazendo a atividade, que inclui apresentação e demonstração de como usar os óculos, preenchimento de questionários para validação da pesquisa e a ação em si, que dura de cinco a dez minutos.
Os pacientes selecionados vêm por indicação de outros profissionais que cuidam diretamente do tratamento e por uma busca ativa dos próprios pesquisadores.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2016 e o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio) faz parte desde dezembro de 2015.
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.